Os lutadores de sumô de Suzano participaram da primeira edição do Troféu Brasil de Sumô no último domingo (13/03) e conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. O torneio ocorreu no Ginásio Mie Nishi, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, e contou com oito atletas envolvidos com os projetos de incentivo à educação e ao esporte na cidade, com todos alcançando o pódio em suas respectivas categorias. Uma delas foi Luciana Watanabe, sensei vice-campeã mundial do esporte em 2013, que faturou duas medalhas. A suzanense trabalha para a disputa da competição World Games 2022, que será realizada em julho.
Integrantes dos projetos conveniados da Prefeitura de Suzano “Lutas como forma de Educação” e “Sumô Mania”, além de membros da Associação Cultural Suzanense, disputaram o torneio inaugural representando a Associação Nova Central, entidade que reúne lutadores de todo o Alto Tietê para competir em nível regional. Na ocasião, os suzanenses participantes eram os jovens Giovanni Bueno, Laura Bueno, Rafaella Bezerra, Corina Clemente e Enzo Alves Bezerra, além dos adultos Gustavo Bezerra, João Vitor dos Santos e da sensei Luciana Watanabe, uma das principais representantes do esporte no País e no mundo.
Diante de lutadores de várias regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os atletas de Suzano atingiram resultados muito comemorados pela equipe em virtude dos dois anos sem treinos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Corina, Laura, Rafaella e Luciana conquistaram medalhas de ouro nas categorias juvenil, mirim C, mirim B e adulto feminino, respectivamente, atingindo outras colocações em suas segundas classes. Por sua vez, João e Gustavo levaram as medalhas de prata e bronze entre os adultos peso leve, enquanto Giovanni conseguiu o terceiro lugar na classe mirim C masculina.
De acordo com Luciana, o desempenho dos esportistas foi muito positivo, especialmente após o retorno recente aos treinos. “Acima do êxito esportivo, pensamos no bem-estar e na saúde de todos, por isso retomamos os treinos só no final do ano passado. Ver que conseguimos um resultado bom para a cidade em tão pouco tempo de atividades é muito gratificante”, contou.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, a performance nos ringues foi excepcional. “A Luciana e os alunos dos projetos da cidade já nos representaram de forma muito positiva em diversas situações, então o desempenho não foi surpreendente, pois sabemos da capacidade e do ensino junto a esses jovens. Agradecemos muito por isso e esperamos ver mais cidadãos e esportistas formados em Suzano”, pontuou.
Campanha
A sensei está divulgando a venda de rifas em suas redes sociais para viabilizar sua viagem para a disputa do World Games 2022, torneio de ordem mundial que reúne as principais modalidades não-olímpicas e que será disputado em julho deste ano na cidade de Birmingham, nos Estados Unidos. A suzanense representará o sumô brasileiro nos jogos e está buscando recursos por meio do sorteio de prêmios especiais.
Para ela, que espera atingir o tão sonhado objetivo de voltar aos jogos mundiais, todo o apoio é bem-vindo. “Tive a felicidade de conquistar a vaga e agora, estamos trabalhando para viabilizar nossa ida para os Estados Unidos. Já fui vice-campeã da competição e sonho estar novamente na disputa contra os melhores do mundo, por isso estamos distribuindo essas rifas para quem quiser nos ajudar”, relatou.
Luciana é considerada uma das principais atletas do sumô sul-americano e mundial, com campanhas de destaque em competições oficiais e classificatórias. Em 2021, a lutadora venceu o 59º Campeonato Brasileiro de Sumô e garantiu uma vaga para o World Games. Os interessados podem entrar em contato pelas contas do projeto “Lutas como forma de Educação” (@sumosuzano) e da lutadora (@luwatanabe85) no Instagram.