Muitas pessoas podem ter o sonho de ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. Para isso, elas entram em uma autoescola, fazem todo o processo seletivo, tais como, por exemplo, as aulas teóricas e práticas e as provas. Ao tirar a CNH, no entanto, é preciso se lembrar das aulas e dirigir com cautela, para evitar receber multas.
Isso porque, além do risco que um motorista imprudente pode causar para os outros, receber uma multa pode significar ter perdas financeiras e, além disso, perda de pontos na carteira. Assim, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é responsável por determinar as leis no país. No entanto, recebeu alteração recente e agora permite furar o sinal vermelho NESTA situação.
Furar o sinal vermelho é permitido?
Em primeiro lugar, é importante destacar que furar o sinal vermelho continua sendo previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro como uma infração de caráter gravíssimo. Isso quer dizer, em outras palavras, que quem infringir a lei terá que arcar com uma penalidade no valor de R$ 293,47. Além de também ter uma perda de 7 pontos na carteira.
Entretanto, devido a alterações recentes no CTB, em uma situação específica os motoristas poderão furar o sinal vermelho. Neste sentido, por conta de uma alteração em um trecho do texto no Código, agora os condutores poderão furar o sinal vermelho em caso de conversão à direita.
Isso quer dizer que, caso o motorista não deseje seguir em frente na via, mas, sim, convergir à direita, ele poderá, mesmo que o sinal esteja vermelho. Contudo, vale lembrar que a permissão só valerá no caso de haver uma sinalização que permita isso.
Código de Trânsito Brasileiro define situações
Logo, é preciso ficar atento a duas situações que poderão permitir que os condutores ‘furem’ o sinal vermelho no momento de fazer a conversão à direita. Dessa maneira, o primeiro deles, como já dito, é quando houver uma sinalização que libere expressamente essa ação.
Essa sinalização pode acontecer tanto por meio de placas de trânsito quanto também pela autorização de agentes de trânsito que estejam no local e deem a permissão aos motoristas.
Além disso, há um outro fator que também é necessário prestar atenção. O motorista só poderá optar por fazer isso caso não haja riscos de atrapalhar os outros veículos que já estejam na via a qual ele pretende fazer o acesso.