A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quinta-feira (02/05), a partir das 7h30, o 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária. O evento abre a programação do Maio Amarelo no município e os interessados podem fazer a inscrição gratuita pelo site Sympla.
Durante todo o dia, especialistas discutirão diversos aspectos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária, desde a importância da direção defensiva e os cuidados com os pedestres até a utilização da tecnologia para melhoria das condições de segurança das ruas e avenidas.
Além das palestras, o evento também contará com a Unidade Móvel de Treinamento do Sest Senat, uma estrutura que usa tecnologia de última geração para qualificar as pessoas sobre segurança viária, direção segura e direção defensiva. A unidade conta com simulador que reproduz seis cenários e 24 tipos diferentes de veículos, em que o participante vive práticas com diferentes interferências no trânsito.
“A busca por um trânsito mais seguro é uma prioridade nas ações desenvolvidas em Mogi das Cruzes e o 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária faz parte deste trabalho, com uma programação completa, planejada com muito cuidado e que terá a participação de especialistas de destaque nacional. É uma oportunidade para que os profissionais ligados à mobilidade urbana e segurança viária tenham contato com iniciativas inovadoras, técnicas modernas e discussões sobre como tornar o nosso trânsito mais seguro, harmonioso e humano”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.
A abertura do evento será às 8h30 e a programação de palestras está prevista para começar às 9 horas, com o tema “O verdadeiro impacto positivo na direção defensiva no trânsito”, ministrado pelo gestor da frota do Cresamu – Regional Mogi das Cruzes, Renner Martins.
Na sequência, a partir das 10 horas, o diretor operacional da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Cássio Urano, falará sobre “Tecnologia para a segurança viária”. O tema inovação continuará sendo abordado a partir das 11 horas, quando o assessor técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Prefeitura de São Paulo e conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito, Jorge Luiz Nakama, palestrará sobre “Tecnologia na fiscalização e a eficácia das medidas punitivas”.
As atividades do período da tarde terão início às 13h30, com a abordagem sobre “Pedestre na mobilidade”, feita pela coordenadora de projetos e cofundadora do Metrópole 1:1, Bruna Sato. Na sequência, a partir das 14h30, o professor e sócio-proprietário do Centro de Educação e Valorização do Trânsito, Eliseu Ruiz, falará sobre “A importância da educação para o trânsito na primeira habilitação”.
Fechando a programação, às 15h30, o head de Mobilidade Segura do Observatório Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, fará a palestra sobre “Pnatrans e Maio Amarelo”.
O Theatro Vasques fica na rua Doutor Corrêa, 515 – Centro. Mais informações sobre o 2º Simpósio Trânsito e Segurança Viária podem ser obtidas pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.
Confira a programação do 2º Simpósio Trânsito e Segurança Viária:
7h30 – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – “O verdadeiro impacto positivo na direção defensiva no trânsito” – Renner Martins, gestor da frota do Cresamu – Regional Mogi das Cruzes
10h – “Tecnologia para a segurança viária” – Cássio Urano, diretor operacional da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos
11h – “Tecnologia na fiscalização e a eficácia das medidas punitivas” – Jorge Luiz Nakama, assessor técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Prefeitura de São Paulo e conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito
12h – Intervalo
13h30 – “Pedestre na mobilidade” – Bruna Sato, coordenadora de projetos e cofundadora do Metrópole 1:1
14h30 – “A importância da educação para o trânsito na primeira habilitação” – Eliseu Ruiz, professor e sócio-proprietário do Centro de Educação e Valorização do Trânsito
15h30 – “Pnatrans e Maio Amarelo” – Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do Observatório Nacional de Segurança Viária