SETOR DE BEM-ESTAR ANIMAL DE SUZANO REALIZA MAIS DE MIL ATENDIMENTOS EM 2021

0
100

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Setor de Bem-Estar Animal, apresentou nesta terça-feira (14/12) o balanço de ações realizadas ao longo de 2021. Os dados apontam o crescimento no protagonismo pelo cuidado com as vidas dos cães e gatos suzanenses, registrando cerca de 150 animais resgatados, 143 adoções responsáveis e mais de 800 castrações, realizadas em parceria com as clínicas veterinárias conveniadas.

O Setor de Bem-Estar Animal é responsável por promover e zelar pela qualidade de vida dos pets em Suzano e, ao longo do ano, fomentou diversas ações em parceria com as Organizações Não-Governamentais (ONGs) da causa animal e protetores da cidade, bem como dos próprios munícipes, para angariar mantimentos e oportunizar adoções responsáveis.

Em vista do cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no mês de janeiro a pasta lançou a campanha online “Baby, me leva”, com o objetivo de encontrar novas famílias para os pets dos abrigos. Em conjunto com o PlayPet, a proposta inicial era divulgá-los nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Suzano, para potencializar as adoções e tornar fácil o acesso dos interessados.

A alta adesão do público foi um importante indicativo para a expansão do projeto posteriormente. Logo nos meses iniciais da campanha, um animal era adotado a cada dois dias, somando um total de 59 pets direcionados a novos tutores até junho. No mesmo período, a pasta lançou o site oficial do “Baby, me leva!” (suzano.sp.gov.br/baby-me-leva), no qual disponibiliza informações completas de cada animal, desde fotos até a respeito da sociabilização do mesmo.

A plataforma digital fortaleceu a campanha e contribuiu com a adoção de mais 61 animais, sendo 47,94% deste quantitativo oportunizado somente pelo site, conforme explica o titular da pasta, André Chiang. “A Campanha é um grande case de sucesso para a secretaria, pois ela unificou o nosso trabalho com o das ONGs e protetoras da cidade e resultou em 143 adoções neste ano. Mesmo com o retorno gradual dos eventos de adoção, o site seguirá sendo atualizado constantemente”, reforçou.

Alguns dos animais disponíveis foram resgatados pelo setor, por meio de denúncias realizadas pela comunidade. Só neste ano, as equipes vistoriaram mais de 200 casos de maus tratos e abandono, registrando cerca de 150 cães e gatos salvos, que receberam cuidados clínicos para recuperação da sua vitalidade e locomoção, conforme necessidade. Para informar casos de crimes contra os animais, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone 0800-774-2007, ou entrar em contato com o Bem-Estar Animal, pelo (11) 4745-2055.

Integrando ainda as políticas públicas de promoção da qualidade de vida dos pets, a pasta promoveu mutirões de castração e microchipagem no primeiro semestre e atualmente, segue direcionando os atendimentos para as clínicas veterinárias conveniadas. Ao todo, foram mais de 800 cães e gatos que passaram pelos procedimentos por meio do cadastro prévio no projeto, contribuindo com o descontrole populacional dos animais domésticos, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Os interessados em cadastrar os pets para receber o benefício, devem preencher o formulário online (bit.ly/Castracao_Suzano) e aguardar o contato de uma das clínicas credenciadas informando o agendamento. O atendimento presencial também está disponível aos munícipes com dificuldade de acesso à internet.

Durante o ano, outras campanhas entraram em vigência, como a “Solidariedade na Caixinha”, que no primeiro mês arrecadou mais de 8,9 mil embalagens longa vida, e foram direcionadas às Centrais de Triagem para manuseio e descarte correto do material. O valor obtido com a venda dos recicláveis é revertido em compra de ração aos mais de 150 cães e gatos para adoção responsável na cidade.

As últimas ações integradas na programação anual abrangeram o evento de adoção responsável no Parque Max Feffer e a campanha natalina “Histórias de Esperança”, que segue até o próximo dia 24 de dezembro. “Foram muitos desafios durante o ano, que oportunizaram a reinvenção das ações pela causa animal. O trabalho segue com o mesmo comprometimento e profissionalismo, pois acima de tudo estamos lidando com vidas”, finalizou Chiang.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui