SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE SUZANO RECEBEM TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS

0
149

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou nesta terça-feira (05/03) um treinamento em primeiros socorros para profissionais da Secretaria Municipal de Educação no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro. A iniciativa contou com a participação de 60 trabalhadores de escolas municipais e creches comunitárias e ocorreu em parceria com a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Os servidores foram distribuídos em duas turmas com 30 participantes cada que receberam a capacitação no período da manhã e da tarde. A formação foi conduzida pelo enfermeiro Jean Gois Costa da Silva, que promoveu uma atividade voltada às necessidades do ambiente escolar, utilizando exemplos do dia a dia, além do uso de protocolos de salvamento atualizados e reconhecidos mundialmente. O treinamento contou com explicações sobre a necessidade de avaliação do ambiente para garantir um atendimento rápido, a importância de sinalizar o local do evento e os meios corretos de utilização dos equipamentos de biossegurança.

Nesta primeira ação, participaram profissionais de 52 escolas, as demais serão contempladas com o curso ao longo do ano, com a previsão da realização de uma capacitação por mês. No total, Suzano possui 102 unidades de ensino.

A atividade foi realizada em duas etapas. A primeira foi a teórica, sendo abordados atendimentos em vários tipos de casos, como engasgo, parada cardíaca, queimadura, intoxicação, convulsão, parada cardíaca, contenção de hemorragia, prevenção de acidentes com crianças, dentre outros. Já a segunda foi prática e tratou sobre análise das vítimas, Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Os trabalhos foram promovidos atendendo a Lei Federal nº 13.722/2018 e a Lei Municipal nº 5.265/2020, de autoria do vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e profissionais de escolas públicas ou privadas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, além de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, agradeceu a parceria com a Saúde que viabiliza a capacitação aos docentes, e demais funcionários das escolas, e pontuou que a atividade prepara os trabalhadores para casos em que seja necessária a utilização dos primeiros socorros. “A escola é um local com grande número de crianças, o que torna essa capacitação fundamental, pois se trata de um conhecimento a mais aos funcionários. O treinamento precisa ser realizado para o maior número de pessoas possível, pois nunca sabemos quando ele precisará ser colocado em prática. Ter os servidores das escolas preparados para situações de emergência nos deixa mais seguros”, afirmou.

Já o secretário de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a pasta constantemente atua para capacitar os servidores e aconselhou que a população também procure adquirir este conhecimento. “Essa atividade será feita uma vez por mês, porém toda a população deveria obter esse aprendizado porque a simples ação de uma pessoa pode salvar uma ou mais vidas. O propósito desta atividade, além de preparar os servidores da Educação, também é o de disseminar essa informação e torná-los multiplicadores deste procedimento”, finalizou.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui