SEMANA DA CRIANÇA NOS EQUIPAMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DE MOGI DAS CRUZES UNE DIVERSÃO E APRENDIZADO

0
189

A programação da Semana da Criança nos equipamentos do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes animou alunos e profissionais. Na última semana, de 7 a 11 de outubro, foram realizadas atividades lúdicas, que promoveram momentos de diversão, socialização e o desenvolvimento de habilidades.

A primeira Semana da Criança na Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Rodeio, teve torta na cara, jogos e atividades lúdicas em grupo. As sessões individuais com os aplicadores ABA (Análise do Comportamento Aplicada) mantiveram o foco nos programas de desenvolvimento, mas com uma abordagem mais leve e envolvente.

“Fizemos uma abordagem diferenciada, onde as terapias foram integradas com atividades lúdicas e prazerosas. Os aprendizes demonstraram grande interesse e participação ativa em todas as atividades, mostrando evolução nas habilidades sociais, motoras e verbais. O ambiente terapêutico transformou-se em um espaço de diversão e segurança, favorecendo o aprendizado”, contou Mônica Souza, diretora da Associação Madre Esperança de Jesus – AME, responsável pelo atendimento clínico e terapêutico da escola clínica.

Na Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, a programação contou com brincadeiras tradicionais para as crianças e um passeio para os alunos adolescentes e adultos. “Para as crianças pequenas e de até 10 anos, fizemos um dia de resgate de brincadeiras simples e tradicionais da infância e a locação de brinquedos infláveis”, contou Renata San Giácomo Lima, vice-diretora. Os alunos adolescentes e adultos participaram de um passeio em um sítio com almoço, pescaria e brincadeiras ao ar livre.

O Pró-Escolar promoveu, de 7 a 10 de outubro, a Semana da Criança com atividades para os estudantes atendidos. As profissionais elaboraram oficinas com temáticas diversas, como: Aventura Sensorial, Brincadeiras ao ar livre, Just Dance, Ler é uma Aventura e Pescaria. A oficina Master Chef contou com a parceria do Departamento de Alimentação Escolar. “As atividades trouxeram alegria, desconcentração, curiosidade, estimulação sensorial e novas oportunidades de vivência e convivência para os estudantes e as famílias”, observou a psicóloga educacional, Katya Regina Souza Barbosa.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui