A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba apresentou o balanço das operações e atividades realizadas ao longo de 2024. Os números destacam a atuação efetiva dos agentes na segurança de equipamentos públicos, combate do tráfico de drogas, resgate de animais e atendimento em ocorrências de perturbação do sossego.
De acordo com o relatório, foram registradas 390 ocorrências, prisão de 58 pessoas e apreensão de 145,2 mil invólucros de entorpecentes, sendo 38 mil de maconha, 56,7 mil de cocaína, 38,1 mil de crack, 13,6 mil de K9 e 1,1 mil de skank. Além disso, 34 casas-bomba, utilizadas para armazenamento de drogas, foram localizadas e desativadas.
Outro destaque foi a atuação da Guarda Ambiental, que realizou 504 resgates de animais silvestres entre janeiro e dezembro. Muitos estavam em condições precárias de saúde ou em situação de cativeiro. Após o resgate, os animais são encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), em São Paulo, onde recebem os cuidados necessários.
No combate à perturbação do sossego, foram atendidas 342 ocorrências. Ao todo, 41 autos de infração foram emitidos, totalizando R$ 163 mil em multas aplicadas. O processo segue etapas de notificação e aplicação de multas progressivas. “Nosso objetivo é garantir o direito ao sossego da população. Primeiro orientamos e notificamos os infratores. Caso haja reincidência, aplicamos as penalidades previstas em lei”, explicou o chefe da pasta, Anderson Caldeira.
A frota operacional também ganhou reforço com a chegada de 10 novas viaturas. Para o prefeito Eduardo Boigues, os resultados mostram um compromisso efetivo com a segurança da população. “Investimos em estrutura, capacitação e equipamentos para que a equipe tenha condições de oferecer uma resposta rápida e eficiente. Os números destacam o empenho e a dedicação dos agentes”, completou.
Fotos: Divulgação