As salas de aula de 20 escolas municipais de ensino fundamental de Mogi das Cruzes estão animadas neste mês. Isso porque, mesmo em período de férias, as unidades estarão com as portas abertas, até o dia 26, para receber os alunos inscritos no projeto de recuperação de férias do programa “Aprender mais e ninguém para trás”, que tem como um de seus focos a recuperação das aprendizagens. Esta é a segunda edição da iniciativa realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes.
Crianças do 1º ao 5º ano, selecionadas pelas escolas, estão participando de atividades lúdicas para desenvolver a proficiência leitora e o raciocínio lógico. Todas as aulas foram planejadas por dois professores, um titular e um apoio, com suporte dos técnicos do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, que também realizaram uma formação antes do início das atividades com os alunos no dia 9.
“Este é um projeto muito bacana que vai contribuir muito com o desenvolvimento dos alunos. Na primeira semana, conhecemos as crianças e acolhemos da melhor forma para se sentirem seguros e irem se soltando pouco a pouco”, contou Andreza Costa, professora titular na EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety. “Mostramos para eles a parceria que temos para que entrem nessa sintonia, se sintam mais confiantes e se desenvolvam ao máximo”, complementou Cristiane Fernandes Faria, que atua com a professora Andreza.
As atividades focadas na proficiência leitora são desenvolvidas por meio do “Teatro de leitores”, que tem entusiasmado as turmas das professoras. “Está sendo muito legal! Eu estou muito animada para o teatro que vamos apresentar no final das aulas”, contou Rafaella dos Santos Rodrigues, aluna do 5º ano. Para potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico, é utilizada a plataforma Matific.
“É gratificante ver tantos profissionais, desde os que estão nas escolas até os técnicos da Secretaria, engajados e trabalhando com dedicação para recompor e recuperar as aprendizagens dos nossos alunos neste período de férias”, ressalta a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos. Estão participando do projeto unidades no Oropó, Jundiapeba, Centro, Braz Cubas, Cezar de Souza, entre outros bairros.
Os alunos foram organizados em grupos de até 12 estudantes de acordo com o nível de aprendizado. O programa “Aprender mais e ninguém para trás” foi estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens, que estão sendo trabalhados desde o ano passado na rede municipal de ensino e está formalizado como política pública da gestão municipal.