O secretário de Esportes e Lazer Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou a parceria dos vereadores durante audiência pública realizada ontem (12) na Câmara de Suzano. A reunião foi conduzida pelo vereador Max Eleno Benedito (PL), o Max do Futebol, que preside a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e contou com as presenças dos vereadores André Marcos de Abreu (PSD), o Pacola, que é relator da comissão; Artur Takayama (PL); Benedito dos Santos Moraes (MDB), o Inhame; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Jaime Siunte (Avante); Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro; e Marcos Antonio dos Santos (PRB), o Maizena.
“Todos os vereadores têm sido muito parceiros da Secretaria de Esportes”, afirmou Nardinho, que apresentou fotos das ações, eventos, reuniões, torneios e inaugurações realizados este ano, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a entrega da revitalização da piscina do Parque Max Feffer e a realização da 2ª Etapa do Circuito Paulista de Skate Street.
Entre as parcerias que o secretário citou, está a portaria do Parque Max Feffer na avenida Paulista, por solicitação do vereador Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado; a inauguração do campo de futebol do Esporte Clube Nova América, que contou com verbas de emendas do deputado estadual André do Prado (PL) e do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; a revitalização da quadra da praça Regina Vieira Santos, no Parque Maria Helena, a pedido do parlamentar Max do Futebol; e a instalação de alambrado no campo do Bola Branca, em parceira com o vereador Jaime Siunte.
Ele também falou da solicitação do parlamentar Maizena, para realizar atividades culturais e esportivas no Complexo Boa Vista, e do vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt, para a construção de um campo de futebol no Jardim do Lago. “Este ano este campo será feito, com certeza”, disse.
Perguntas
Max do Futebol questionou por que o União Suzano Atlético Clube (Usac) fica com a vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e não o Esporte Clube União Suzano (Ecus), “que tem mais história”. Nardinho disse que propôs que os dois clubes revezem, para que ambos mostrem o potencial na competição.
Baiano da Saúde perguntou se é possível que o futebol amador de Suzano receba um incentivo em dinheiro quando ganha um campeonato e quanto a Secretaria de Esportes e Lazer repassa aos times ou à Liga de Futebol do município. Nardinho disse a Secretaria de Esportes e Lazer repassa R$ 440 mil por ano para a Liga e que, com apoio da Câmara, em forma de auxílio, são repassados mais R$ 200 mil. Ele disse que, muitas vezes, não é possível numa prestação de contas justificar uma premiação, e o que já foi proposto é que cada clube deposite uma “joia” (valor), para ser dividida entre campeão e vice-campeão.
O vereador Jaime Siunte pediu ao secretário a volta do Interclasses, campeonato escolar em Suzano. “As pessoas estão ficando doentes no celular, estão perdendo o sono”, justificou. Nardinho disse que são realizados atualmente os Jogos Escolares de São Paulo (Jeesp), entre as escolas estaduais de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, e que já foram feitas Olimpíadas Escolares entre crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal. “Torço para que aconteça novamente”, disse o secretário.
Já o parlamentar Josias Mineiro perguntou qual a previsão de retorno das escolinhas de vôlei e Nardinho disse que devem retornar dentro de dez dias. Ele também questionou como será feita a convocação para a Taça da Favela, e o secretário explicou que todos que participarão são das escolinhas de futebol.
O vereador Artur Takayama perguntou como está o andamento dos Jogos da Melhor Idade, e Nardinho disse que serão realizados nos dias 26 e 27 de maio, e que Suzano sediará o tênis de campo, o tênis de mesa, a natação e o atletismo – quatro das 14 modalidades da competição.
Por fim, um internauta questionou sobre a possibilidade de Suzano ser sede dos Jogos Regionais. Nardinho revelou que Suzano não participa mais, porque o evento está muito desorganizado. “Era uma competição muito importante, de grande porte, mas hoje perdeu isso.”