SECRETARIA DO VERDE REFORÇA TRABALHO DE PODA DE ÁRVORES EM RUAS E PRAÇAS DE MOGI DAS CRUZES

0
94

O trabalho de poda de árvores, realizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ganhou um importante reforço este ano. A Prefeitura de Mogi das Cruzes contratou uma empresa para a execução do serviço, que já está sendo feito em vários pontos da cidade. O contrato tem duração de seis meses e teve início no dia 7 de dezembro. A previsão é de serem realizadas 866 podas neste período, o que resulta em uma média de 144 ações por mês.

Na primeira semana do ano, foram atendidas praças e ruas movimentadas do município, em bairros como Jundiapeba, Vila Jundiaí, Vila Nova Cintra, Braz Cubas, Jardim Universo, Jardim Esperança e Jardim Cecília. Os pedidos de poda podem ser feitos pela população e são registrados pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156.

A secretária Michele de Sá Vieira explica a importância das podas equilibradas: “Temos uma equipe técnica especializada e contamos agora com esse importante reforça da empresa que foi contratada. Como arquiteta e urbanista, minhas orientações são para que a poda seja sempre bastante cuidadosa, precisa e equilibrada, resguardando as condições fitossanitárias, a segurança dos pedestres e veículos e o embelezamento que proporciona à paisagem”, diz. O trabalho contribui para a melhor visualização de placas de trânsito, além de favorecer a iluminação pública.

Ela acrescenta que, embora a duração do contrato seja de seis meses, a meta da Secretaria do Verde é agilizar o serviço de rua para que a população seja atendida com mais eficiência. Além disso, com o apoio da empresa contratada, a equipe própria da Prefeitura poderá atuar na orientação técnica da poda e em questões emergenciais, como possíveis quedas de árvores causadas por chuvas e vento, fenômenos naturais que são mais intensos durante o verão.

A poda de adequação é realizada em ruas e avenidas com movimento intenso de carros, com árvores e galhos que precisam ser cortados periodicamente. O trabalho garante um crescimento mais saudável às árvores e proporciona mais segurança de motoristas e pedestres, evitando que galhos pesados venham a quebrar. Com o passar do tempo, caminhões e ônibus podem começar a esbarrar nesses galhos, o que se torna mais perigoso com a chuva de verão.

Antes da poda, a Secretaria do Verde também faz uma análise das condições fitossanitárias das árvores, o que dá origem a laudos técnicos que indicam as providências a serem tomadas. Em seguida, a equipe de campo vai às ruas e executa o trabalho, que é feito com equipamentos adequados. As podas de árvore podem ser solicitadas pelos cidadãos na Ouvidoria quando estiverem em área externa, como ruas e praças, no telefone 156.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui