SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MOGI LANÇA O DOCUMENTÁRIO “SERRA DO ITAPETI”

0
277

Em comemoração aos 462 anos de Mogi das Cruzes, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), lançou o documentário “Serra do Itapeti” no início deste mês no Bloco Didático do Cemforpe. O material, elaborado com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, está disponível no canal do Youtube da Educação.

A Serra do Itapeti, um dos mais importantes remanescentes da Mata Atlântica, é um patrimônio natural, cultural e arqueológico da cidade. “Foi um trabalho maravilhoso feito pelo nosso Departamento Pedagógico com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e outros parceiros. É importante termos um material como esse para que todos conheçam mais e possam ajudar a preservar esse tesouro natural de nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos.

O roteiro foi elaborado por Ana Luiza Campello Saijo e Renata Giácomo, da equipe técnica do Deped. “Com a pandemia, construímos um repertório para a construção de roteiro para as videoaulas e a apresentação. Pensamos este documentário sob a perspectiva das crianças de uma forma lúdica e leve”, contou Ana. A curadoria do projeto foi feita por Cíntia Oliveira, Luiz Flavio Silva e Angélica Lucas Bezerra.

A produção e edição das imagens foram feitas pelos orientadores de informática do departamento, Eduardo Lélis, Eduardo Leal e Gustavo Firveda. “Foi uma experiência muito bacana. Tivemos acesso a muita informação que só vemos quando participamos de um projeto como esse”, contou Lélis. Participaram do evento de lançamento, a secretária adjunta Andréa Pereira de Souza e a diretora do Departamento Pedagógico, Elisabete Jacques Urizzi Garcia.

O material destaca pontos como o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, que recebe visitas monitoradas e o Pico do Urubu, ponto mais alto da serra. O vídeo também apresenta dicas de livros de pesquisadores da cidade e trechos do filme “Serráqueos”, de Rodrigo Campos, que teve apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes e trata, não só como do patrimônio ambiental, mas também cultural do lugar.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, parceira do projeto, destacou o olhar mais amplo do documentário para a serra. “Quando a gente fala de educação ambiental é importante não ficar só com o viés de conservação, mas também pensar em como as pessoas convivem com aquele espaço, quais são as relações que eles estabelecem com a natureza”, observou Carla Panzeri, educadora ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que esteve no evento acompanhada por Sueli Mitie Kusano, diretora de Políticas Públicas em Educação Ambiental.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui