A Secretaria Municipal de Cultura deu início nesta sexta-feira (08/04) ao projeto Escambinho Literário. Trata-se de uma extensão da Feira do Escambo Literário, porém voltada especificamente à literatura infantil. O Escambinho será realizado toda segunda sexta-feira de cada mês, na Pinacoteca de Mogi das Cruzes.
Além da troca de livros, o projeto contará também com sessões de contação de histórias, que serão realizadas sempre às 10h e às 13h. O intuito é aproximar as criança da literatura e também estimular a fantasia e a imaginação. A troca de livros fica aberta e disponível a todos os interessados ao longo de toda sexta-feira em que o projeto é realizado. Já para as sessões de contação de histórias, a orientação é para que seja feito agendamento prévio dos grupos.
A previsão é que sejam atendidas cerca de 30 crianças a cada sessão de contação de histórias. O projeto é realizado em parceria com escolas da cidade, portanto, nesta primeira edição, foram atendidos alunos da Escola Municipal Coronel Almeida.
O Escambinho Literário é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que visa o fomento e a difusão da leitura e da literatura, bem como ampliação de conhecimentos e repertório cultural. Ele está sendo lançado neste momento como forma de lembrar e celebrar o 18 de abril, que é o Dia Nacional do Livro Infantil.
A ideia é que as crianças levem consigo livros que já tenham lido e façam ali a troca por um outro título. Assim, elas têm acesso a novas histórias e permitem que outras crianças tenham essa mesma oportunidade. O acervo conta com clássicos infantis, como gibis da Turma da Mônica, títulos de Monteiro Lobato e obras como “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque.
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes fica na rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900 ou telefone da Pinacoteca, que é o 4798-6911.