Secretaria de Cultura de Portas Abertas é o nome do novo programa da pasta que objetiva garantir eficiência e agilidade aos pedidos de agendamentos, ação que proporciona atendimento mais humano, equitativo e rápido aos cidadãos. Nos primeiros 100 dias da gestão, a celeridade no atendimento via WhatsApp está entre a pluralidade de ações que priorizam o atendimento ao público e as necessidades dos munícipes.
De acordo com o secretário de Cultura João Márcio Vaz, as ações empenhadas pela pasta e que reverberam em números positivos foram conquistas alcançadas por meio de significativo trabalho de reestruturação e implantação de processos de organizações e tarefas com a equipe para otimizar a rotina e gerar resultados tangíveis. “Realizamos um levantamento detalhado dos colaboradores atuantes na Secretaria de Cultura visando aprimorar o desempenho das equipes e aumentar a agilidade na execução de projetos e atendimento das solicitações”, enfatizou Vaz.
Além da reestruturação, a Secretaria de Cultura intensificou as ações formativas por meio do Conservatório Municipal de Guarulhos e do núcleo de formação cultural, do qual a Escola Viva de Artes Cênicas faz parte, lançou a Temporada 2025 da Orquestra Jovem e Orquestra GRU Sinfônica, retomou as históricas exibições de filmes no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, e criou encontros musicais na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, entre outras ações.
Bibliotecas
Dentre tais ações está a imediata reabertura da Biblioteca Orobó Mikail, fechada desde o ano passado por questões administrativas. A reabertura foi marcada pela oferta de um novo espaço à disposição dos frequentadores, o Espaço Troca Livros, onde são feitas doações e realizadas trocas, o que facilita o acesso a edições esgotadas e contribui para a renovação do acervo.
A pasta também vem se dedicando à viabilização financeira de reformas e adequações em três importantes bibliotecas da cidade, a Biblioteca Monteiro Lobato, no centro, que em 2025 comemora 85 anos, e as bibliotecas Guaracy e Presidente Dutra, equipamentos de referência para o fomento ao livro e à literatura nos bairros onde estão inseridos, o que reforça o compromisso da municipalidade com a Educação e a Cultura em Guarulhos.
Fomento à Cultura
A pasta também firmou parcerias para a criação de seis novos Pontos de Cultura, fomentados com recursos públicos, que iniciaram suas atividades já no mês de março, sendo quatro destes em regiões periféricas de Guarulhos. A Secretaria de Cultura também está investindo mais de R$ 1,4 milhão em vinte projetos culturais de produtores periféricos neste primeiro trimestre do ano, dos quais é possível destacar o festival de hip-hop, a publicação de dois livros e um SLAM.
Ao todo, a pasta contabilizou a formalização de setenta projetos culturais aprovados em editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), no município. Os projetos fomentados integram diversas manifestações artísticas e culturais, como espetáculos de teatro, dança e circo, gravação de álbuns musicais e exposição de artes visuais.
A Secretaria de Cultura também viabilizou o lançamento de dois editais de fomento, as propostas culturais de Pontos de Cultura e de coletivos culturais de Guarulhos, resultando em mais três novos pontos de cultua que serão fomentados e três produtores culturais que receberão o Prêmio Cultura Viva.
Conservatório Municipal de Guarulhos
Com 64 anos de existência, o Conservatório Municipal de Guarulhos já formou milhares de alunos em diversas modalidades de instrumentos. Em 2025, a instituição segue com a tradição de oferta de processos de seleção para novos alunos no curso regular, com duração total de seis anos, e os cursos livres com duração de um ano e que são voltados para iniciação ou performance musical. É importante destacar que, somados a centenas de alunos que já estão com o curso em andamento, outros 76 novos alunos foram admitidos no processo seletivo e matriculados na instituição.
Escola Viva de Artes Cênicas
Com a reestruturação da Escola Viva de Artes Cênicas, que oferece cursos gratuitos de circo, teatro e dança a pessoas a partir de 16 anos, a criação de um novo horário de aulas no período da noite e o estabelecimento de novas parcerias para o desenvolvimento de atividades formativas, a instituição teve um aumento de 275%, saindo de oferta de 30 vagas em 2024 para 110 alunos atendidos em 2025.
Imagem: Divulgação/PMG