Chegando a 20ª semana epidemiológica de dengue, Santa Isabel contabilizava na sexta-feira (17/05), 5.785 casos notificados; sendo 2.651 confirmados, 1.430 descartados, 1.704 em investigação e dois óbitos confirmados pela doença. Diante do cenário, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um balanço das ações realizadas até o momento.
Antes do início da epidemia, o Departamento de Endemias, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa
Isabel, já realizava trabalhos internos e externos voltados ao controle do aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus. As visitas domiciliares são periódicas e incluem vistorias de depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais. O objetivo é buscar e eliminar focos endêmicos.
Também são feitas inspeções em caixas d’água, calhas e telhados. O foco da ação é a prevenção e o controle de doenças como a dengue. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização, feito por meio de visitas casa a casa. Já nas escolas, acontecem ações educativas junto aos alunos.
O Departamento de Endemias, também efetua um trabalho de fiscalização, atuando nas denúncias de focos de Dengue recebidas por meio da Ouvidoria da Saúde. São visitadas residências e estabelecimentos comerciais, que podem apresentar focos do mosquito.
Também foram revistos os fluxos e protocolos do Departamento de Vigilância Epidemiológica, com as equipes de atenção básica e urgência e emergência, a fim de preparar os profissionais de saúde para um atendimento mais eficaz diante do cenário de epidemia.
NEBULIZAÇÃO
A nebulização contra a dengue já passou por mais de 70 ruas em Santa Isabel e foi realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, os bairros que receberam o serviço, foram: 13 de maio, Parque Santa Tereza, Brotas, Novo Éden, Centro, Jardim Eldorado, Parque São Benedito e Cruzeiro.
XÔ DENGUE
Já foram realizadas seis edições do Mutirão Xô Dengue, no qual equipes da Secretaria de Saúde, dos Serviços Municipais, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e do Deplan, com apoio da Defesa Civil Municipal, atuam nos bairros em busca de focos do mosquito.
Agentes de Saúde e de Combate às endemias conversam com moradores, orientando sobre os cuidados com a dengue. Já a equipe de zoonoses, leva informações sobre a Leptospirose. Também foram tomadas medidas de controle de vetores, no interior dos bueiros do bairro. O caminhão cata treco recolhe materiais inservíveis.
BRIGADA CONTRA A DENGUE
A Prefeitura de Santa Isabel criou um grupo que envolve membros de todas as secretarias municipais para atuar no combate à Dengue nos prédios públicos. A Brigada Contra a Dengue tem a função de garantir que prédios do município não se tornem ambientes favoráveis para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
A ideia da equipe de combate ao Aedes também é que seus integrantes sirvam como multiplicadores das informações em seus ambientes de trabalho. Dentre às atribuições dos brigadistas estão: garantir a limpeza de bebedouros, de pratos e pingadeiras de vasos de plantas, de ralos e outros locais, além de realizar inspeções semanais em seu ambiente de trabalho, cobrando providências para que o local permaneça livre de criadouros de mosquitos.
VISITA CASA A CASA E CONSCIENTIZAÇÃO
A equipe de combate à endemias, juntamente com os agentes comunitários de Saúde, tem um trabalho constante de visitas às residências, realizando trabalhos informativos, além de verificar a situação dos quintais, em busca de focos do mosquito. Além disso, o município produziu 20 faixas alertando a população sobre os riscos da dengue. O material contem frases impactantes e foram distribuídos em pontos-chave da cidade.