A Secretaria Municipal de Saúde somou 3.190 procedimentos realizados com as ações especiais referentes à campanha “Novembro Azul”, que visa à prevenção do câncer de próstata. O balanço considera os 1.805 serviços promovidos neste último sábado (25/11), quando foram abertas seis unidades de saúde, e outros 1.185 registrados no dia 11 deste mês, com a abertura de três postos. Foram ainda contabilizados 200 exames de ultrassonografia (USG) efetuados no centro móvel de diagnóstico por imagem situado no Parque Municipal Max Feffer.
Na atividade mais recente, as Unidades de Saúde da Família (USFs) garantiram o atendimento de 478 pessoas no posto Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis, 420 no Dr. Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo; e 551 na USF Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim. Nestes locais, além do atendimento exclusivo voltado a 174 homens, com a coleta do Antígeno Prostático Específico (PSA), também houve reforço da vacinação em 67 adultos e crianças, além de 34 coletas de exame de papanicolau.
Ainda foram realizadas, na mesma data, atividades em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde foram registrados 176 procedimentos no posto Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta, 87 na unidade José Mariano Coutinho Júnior, no Jardim Colorado, e 45 no posto de saúde de Palmeiras. Contando os serviços realizados nestes locais, houve 56 coletas de PSA, 116 consultas médicas e 43 atendimentos odontológicos.
Em 11 de novembro, outras três USFs já haviam realizado procedimentos ao longo de todo o dia. Na USF Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José, foram 540 serviços como 66 coletas de PSA, 92 aferições de pressão, 77 consultas médicas, 19 coletas de papanicolau, 33 ações relacionadas ao tratamento de auriculoterapia, 74 aferições de glicose, 51 avaliações odontológicas e 30 vacinas que também foram aplicadas.
Já na USF Jardim Europa, o balanço desta ação contabilizou 425 procedimentos. Entre eles, houve 50 solicitações para o exame de PSA, 106 consultas médicas, 102 consultas de Enfermagem, 28 avaliações odontológicas, 84 testes rápidos, 26 aplicações de vacinas, além do atendimento a 11 munícipes para controle da pressão arterial e glicemia.
Por sua vez, na USF Vereador Gregório Bonifácio da Silva, na Vila Fátima, 220 serviços foram registrados. A atividade proporcionou a oferta de 32 consultas médicas, 25 avaliações odontológicas, 38 aferições de pressão e de glicose, 36 ações para o tratamento de auriculoterapia, além de 25 solicitações de exames e 12 aplicações de vacina.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, agradeceu a mobilização das equipes da pasta e parabenizou a população por ter comparecido aos postos nestas datas especiais. “Conseguimos proporcionar esse importante reforço na prevenção a inúmeras doenças, como o câncer de próstata, com todo o trabalho que foi desenvolvido de forma especial nesses dois sábados. Os munícipes que compareceram às unidades contaram com a assistência em diversas especialidades e receberam os cuidados devidos”, destacou Ishi.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a necessidade da realização de consultas e idiomas mesmo fora da época de campanha. “É imprescindível que nossa população não espere as épocas de campanha para se atentar à saúde. Ações como a do ‘Novembro Azul’, dentre outras, existem para reforçar a importância de não fechar os olhos para este problema. Nossos postos de saúde estão abertos para atender a todos que buscarem essa prevenção, e quanto antes tivermos conhecimento de qualquer enfermidade, maiores são as chances de cura”, reforçou o chefe do Poder Executivo.
Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano