SAÚDE BUCAL PROMOVE CAPACITAÇÃO DOS DENTISTAS EM SEMIOLOGIA EM MOGI DAS CRUZES

0
113

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, promoveu uma capacitação dos profissionais de Odontologia para detecção precoce e encaminhamento de casos suspeitos de câncer de boca. Em todas as unidades de saúde, os dentistas possuem recursos para examinar, orientar e direcionar os pacientes conforme a necessidade.

O câncer de boca está em quinto lugar entre os tipos que mais acometem os homens e em oitavo lugar entre as mulheres. “O paciente deve procurar uma unidade de Saúde sempre que observar alguma lesão ou machucado na boca há mais de duas semanas ou algum outro sinal ou sintoma que chame a atenção”, explica o coordenador de Saúde Bucal, Cid Roberto Cury.

Os casos suspeitos são encaminhados para análise da especialista em Semiologia, Desiree Rosa Cavalcanti, que atua na Secretaria Municipal de Saúde desde de 2015. “Antes da chegada da dra Desiree, a Saúde Bucal do nosso município encaminhava os casos suspeitos para as universidades ou para o Hospital Luzia de Pinho Melo e, a partir daí, não tínhamos mais controle ou informação sobre os andamentos”, recorda Cury.

Após a implantação do Serviço de Semiologia, a Secretaria Municipal de Saúde passou a oferecer atendimento desde o acolhimento do paciente até o fechamento do diagnóstico, passando por análises e biopsias, quando necessário. Em caso positivo, o paciente é inserido no sistema Cross, do Governo do Estado, responsável pelas cirurgias e tratamentos oncológicos.

“Os diferenciais estão nos prazos, já que a maioria das vezes conseguimos fechar o diagnóstico em 10 dias, e o monitoramento da nossa especialista ao longo do tratamento”, explica o coordenador, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui