O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da Prefeitura de Suzano anunciou a abertura de 80 vagas para três workshops distintos. Todas as oficinas ocorrerão na sede do órgão municipal (rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro). As inscrições estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (25/03).
O workshop “Escolhas” será realizado no formato de roda de conversa exclusivamente para mulheres. Com dez vagas disponíveis, o evento acontecerá em 10 de abril (quarta-feira), das 19 horas às 21h30. A aula será conduzida pelas mediadoras Rosangela Benjamim e Janete Figueira. É importante destacar que esta atividade é destinada a mulheres com mais de 50 anos. Para participar do evento, é necessário levar um espelho com dimensões de 10 x 15 centímetros. A proposta consiste em realizar um encontro no formato de roda de conversa, reunindo dez mulheres em torno de uma mesa única, visando aplicar técnicas terapêuticas de “liberação emocional” para ajudá-las a identificar e reinterpretar suas emoções.
Já para a aula sobre alimentação saudável do projeto social “Do vaso para o prato”, em colaboração com o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, a nutricionista Fernanda Dias, a Oficina de Alimentos com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e o alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Piaget (UniPiaget), estão disponíveis 20 vagas para homens e mulheres maiores de 18 anos. O evento está agendado para 4 de abril (quinta-feira), das 14h30 às 16h30. O objetivo é ensinar aos participantes sobre alternativas alimentares sustentáveis e nutritivas, além de promover a valorização da biodiversidade alimentar e trabalhar os três eixos importantes: “alimentação saudável”, “insegurança alimentar” e “empoderamento econômico”, tendo em vista que estes conhecimentos podem gerar renda.
Por sua vez, a oficina de “Danças Circulares Sagradas” oferece 40 vagas para mulheres com mais de 18 anos. O evento ocorrerá em 5 de abril (quinta-feira), das 19 horas às 21h30, e será conduzido pela focalizadora Ana Lúcia Ferreira Paiva Santana. O projeto apresenta essa forma de expressão artística que é uma prática ancestral, em que celebra o papel das mulheres na história, e cada movimento pode representar diferentes fases da vida feminina. A direção do Saspe recomenda o uso de roupas e calçados confortáveis para participar da aula.
Para se inscrever em qualquer uma dessas atividades, é preciso comparecer à sede do órgão municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e apresentar um documento de identidade com foto, juntamente com um comprovante de residência de Suzano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4743-1600.
Em abril
Na primeira semana de abril haverá nova roda de conversas com o tema “Escolhas”, desta vez destinada para mulheres com 18 anos ou mais. Com dez vagas disponíveis, as inscrições desta nova edição serão abertas em 3 de abril (quarta-feira), e a atividade está prevista para acontecer na semana seguinte, em 10 de abril (quarta-feira), das 19 horas às 21h30. Para este evento também é necessário levar um espelho de 10 x 15.
A diretora de Projetos do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, explicou que, ao oferecer temas inclusivos e enriquecedores, eles podem proporcionar não apenas aprendizado, mas também entrosamento entre os participantes e crescimento pessoal. “Os alunos têm a oportunidade de se conectar uns com os outros, compartilhar experiências e se apoiar mutuamente em suas jornadas de saúde e bem-estar, por meio de diversos temas que serão discutidos”, apontou.
Por sua vez, a dirigente do Saspe e primeira-dama Larissa Ashiuchi, enfatizou que é por meio de aulas e eventos como estes que é possível fortalecer todos os aspectos que contribuem para uma vida saudável. “Em um mundo onde o ritmo acelerado da vida muitas vezes nos deixa sem fôlego, é fundamental reservar um tempo para cuidar de nossa saúde física e mental. É com essa visão que nos dedicamos a oferecer uma série de workshops gratuitos, projetados para proporcionar orientações e dicas valiosas sobre como alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado”, finalizou.
Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano