O Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF) formou na última sexta-feira (24/11), 15 alunos, que durante nove meses frequentaram as aulas promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), pela Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (FAESP), e pelo Sindicato Rural de Jacareí, com apoio da Prefeitura de Santa Isabel.
O evento que contou com a entrega dos certificados de conclusão, ocorreu na Câmara Municipal de Santa Isabel. De acordo com a Instrutora Técnica do programa, Mayara Alessandra Ferreira, os alunos são residentes em comunidades rurais, como Ouro Fino, Pedra Branca, Pouso Alegre, Funil, Barroca Funda e Petrobrás. Segundo Mayara, o programa tem o objetivo de desenvolver nos jovens, habilidades voltadas à rotina agrícola como um todo.
Já a instrutora pedagógica do projeto, Beatriz de Cássia Dias Pereira, afirma que o projeto existe há nove anos, em Santa Isabel, e vem formando jovens capacitados a lidar com as práticas agrícolas: “O aprendizado engloba ainda a parte pedagógica, que inclui também lições sobre: mercado de trabalho, vivência em família e convívio social”.
Além dos ensinamentos teóricos, os alunos também aplicam na prática o conhecimento adquirido, com a plantação de horticultura no próprio terreno experimental, onde plantam verduras diversas, que são comercializadas pela própria turma. O projeto também incentiva a continuidade da produção agrícola local.
De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, ensinar habilidades de agricultura para os jovens é importante porque ajuda a promover a sustentabilidade, a segurança alimentar e o conhecimento sobre o cultivo de alimentos:
“O Programa Jovem Agricultor do Futuro incentiva o empreendedorismo rural. Aprender habilidades de agricultura é importante para os jovens porque desenvolve práticas e promove a consciência ambiental. Além disso, pode abrir oportunidades de carreira no setor agrícola”.