O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Suzano recebeu durante a tarde desta sexta-feira (24/02) o nome da enfermeira Emanuela Fernandes dos Santos. A solenidade foi acompanhada por autoridades do município em uma bela cerimônia para homenagear a ex-funcionária, que faleceu em 26 de fevereiro do ano passado, durante atendimento à população. O secretário de Saúde, Pedro Ishi, e o secretário de Governo, Alex Santos, juntamente com representantes do Legislativo suzanense, recepcionaram os familiares na sede do Samu, na Vila Amorim, onde foi feito o descerramento da placa.
Emanuela tinha 36 anos e esteve por oito anos prestando serviços para a Secretaria de Saúde de Suzano, mas sua carreira na área assistencial já havia começado em 2007. “Manu”, como era chamada carinhosamente por todos, atuou como auxiliar de Enfermagem contratada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e compunha a equipe das Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USFs)
Na cerimônia, estavam presentes a mãe de Emanuele, Sidneia Fernandes da Costa; o marido, Jefferson Araújo; o filho, Gustavo Araújo; a filha Luiza Araújo; e o primo, Rodrigo Guarizo. Entre os vereadores, compareceram ao evento Denis Claudio da Silva, autor da propositura que deu origem à oficialização da homenagem, além de Artur Takayama, Gerice Lione, Marcel Pereira da Silva, o Marcel da Ong, e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena. No Samu, a recepção ficou a cargo da coordenadora Giselda Rodrigues e do coordenador médico Helder Takeo. Pela secretaria, além de Pedro Ishi, participaram a diretora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Cintia Steffens Watanabe; e o coordenador do RUE, Matheus Miyake. A diretora do INTS, Joyce Moreira, também foi convidada e prestigiou a homenagem.
O vereador Denis Claudio da Silva afirmou que a iniciativa é uma forma de reconhecer a atuação dela na cidade. “Faz parte do nosso trabalho valorizar quem contribui com o nosso município, como foi o caso de Emanuela. É uma valorização mais do que justa e, por isso, fizemos questão de fazer a propositura dessa homenagem”, destacou o parlamentar.
Já Pedro Ishi afirmou que o município sempre se lembrará da história da enfermeira. “A placa eterniza sua imagem e seu nome na história de Suzano e no Samu. É uma grande honra para nós poder estar aqui, para cumprimentar os familiares e deixar nossa mensagem de carinho e respeito pela sua trajetória”, sublinhou o secretário.
Durante o evento, foi anunciada a doação de uma ambulância avançada feita pelo Ministério da Saúde ao Samu de Suzano no valor de R$ 276 mil. O veículo é equipado com respirador, monitor multiparâmetro, cilindro de oxigênio, maca e extintor, dentre outros itens, e será destinado a casos de emergências mais graves, que exigem a composição de um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano