REVISTA “MEU LUGAR” COMPLETA UM ANO COM EDIÇÃO SOBRE O DISTRITO DE TAIAÇUPEBA EM MOGI

0
146

A revista Meu Lugar, produzida pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, completou um ano de existência com uma edição especial sobre Taiaçupeba. O terceiro número da publicação foi lançado na EM Rural Profª Eunice de Almeida, unidade escolar do bairro São Sebastião, na tarde desta quinta-feira (10/11) e contou com a presença de alunos, pais e moradores da região, que falaram sobre “Taiá e seus encantos”, título do material.

Lançada em setembro de 2021 no formato digital, a publicação está no seu segundo número impresso. “Ela tem como seu principal objetivo trazer essa perspectiva de pertencimento dos nossos alunos, dos nossos professores, de cada um dos lugares de Mogi. Para cada um existe um Meu lugar. É uma revista que conta uma história, não é uma história qualquer. É a história de vocês e não poderíamos ter uma história melhor para contar”, disse a diretora do Deped, Elisabete Jacques Urizzi Garcia.

A escola rural foi o ponto de partida para a elaboração da edição. Há poucos meses na unidade escolar, a diretora da escola Queila Tome da Silva Nogueira destacou a oportunidade de se integrar mais a comunidade. “Foi através da revista que comecei a conhecer um pouco mais do bairro e sua história. Acredito que isso vai fazer muito bem para a minha gestão”, contou. Na publicação, a unidade escolar foi representada pela professora Rosemeire Aparecida de Souza Cardoso, que mora no distrito e compartilhou suas práticas em sala de aula.

Ex-aluno da escola e pesquisador de história, Dorival Martins Jr escreveu o artigo “Taiaçupeba: Uma terra de encantos e maravilhas”, especialmente para a revista. “É muito bom retornar trazendo alguma coisa nova para o lugar que me formou. Acho muito importante a história de pertencimento que a gente tem e isso é parte do que nós somos e do que nós seremos”, disse. Ele é neto de dona Sebastiana Maria Martins, que mora no bairro desde que nasceu e é referência para a comunidade local.

A publicação traz também a história de Antonia Lima Silva, que também foi aluna da unidade escolar e agora trabalha no local. Ela contou a história da centenária igreja de São Sebastião e da escola. A empreendedora Vanda Alves de Souza falou sobre suas memórias de infância e a importância de preservar a cultura local. O meio ambiente ganhou destaque na edição com o Parque das Neblinas. No evento, Cléia Araujo representou o Instituto Ecofuturo, responsável pela gestão do parque.

O lançamento contou ainda com as apresentações culturais do músico Vital de Souza, que foi um dos entrevistados da revista e de cantigas de roda com os alunos da escola na praça em frente à unidade escolar. A revista foi elaborada pelos técnicos do Deped Geraldo Monteiro Neto, Luiz Flavio Silva, Renata San Giácomo Lima e a chefe de divisão Tânia Regina Pereira, além da diretora do Departamento e a secretária adjunta de Educação Andréa Pereira de Souza. O projeto gráfico é de Alexandre Roberto Rodrigues.

Os alunos da escola e os entrevistados receberam exemplares da publicação, que será enviada a todas as escolas. O material também está disponível no portal da Secretaria Municipal de Educação. A próxima edição está prevista para 2023 e a parada será em Jundiapeba, um dos maiores distritos da cidade.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui