RESIDENCIAL NOVO HORIZONTE EM MOGI RECEBE AÇÕES INTEGRADAS PELO PLANO DE BAIRRO

0
146

O Residencial Novo Horizonte, em Mogi das Cruzes, está começando a receber uma frente de manutenção, executada por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. As intervenções fazem parte do primeiro Plano de Bairro de Mogi das Cruzes, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) e Secretaria de Planejamento Urbano (SMPU). A partir do Participa Mogi, a Prefeitura realizou mais de 13 encontros temáticos de escuta das necessidades dos moradores do Novo Horizonte, resultando em um diagnóstico participativo dos desafios para o Plano de Bairro do Novo Horizonte.

Os trabalhos de zeladoria consistem em manutenção viária, melhorias em espaços públicos e serviços de limpeza. Pelo primeiro item, serão 11 ruas atendidas, com a previsão de tapar mais de 40 buracos previamente mapeados. Também serão feitos serviços de confecção de lixeiras comunitárias, pavimentação de vielas, construção de escadas em locais de difícil acesso em função de topografia acidentada e instalação de guarda corpo e/ou corrimão.

Há ainda a previsão de execução de serviços de limpeza pública, compreendendo capinação, varrição, raspagem e recolha de lixo e entulho. Complementarmente, serão realizados serviços para a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem do bairro, além de manutenção na iluminação pública.

Esta é apenas uma das muitas ações já executadas e outras ainda previstas para serem realizadas no Residencial Novo Horizonte, conforme o Plano de Bairro. Após o diálogo e captação de pleitos, a equipe da SEPLAG se debruçou sobre a elaboração do plano, que visa atender as demandas da comunidade local de forma integrada e da maneira mais abrangente o possível.

Assim, desde maio, o bairro já contou com ações que visam a melhoria no atendimento da unidade local do Programa Saúde da Família, que fomentam o empreendedorismo, como os cursos Aumente Suas Chances no Mercado de Trabalho e o Empodera Juventude, além de outras iniciativas de zeladoria, como a Operação Cata-Tranqueira.

Ao longo do mês de agosto, o Residencial Novo Horizonte também foi contemplado com ações artísticas, em atendimento às demandas por ampliação de acesso à Cultura e também conforme as diretrizes da atual gestão cultural, que prima pela descentralização. Foram levadas ao bairro atividades como o Circo Corredor, Olimpíadas da Combuca e Vivência em Graffiti, que integram o Festival da Primeira Infância.

Neste mês, além das ações de zeladoria e manutenção, estão previstas atividades da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, por meio do programa Educadores Ambientais, além de outros serviços de melhorias, com implantação de lixeiras em vielas e revitalização da sinalização de trânsito.

Ainda devem ser realizadas até o fim do ano ações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer incluindo melhorias na quadra poliesportiva do bairro, além de iniciativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, como oficinas do projeto Educação para o Trânsito e Valorização da Vida.

O Residencial Novo Horizonte serve como piloto para o projeto da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes (PMMC) coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano (SMPU). A meta é que o Plano de Bairro seja em breve elaborado e executado em diversas outras partes da cidade.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui