As quatro novas ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde para Mogi das Cruzes foram oficialmente entregues ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) na manhã desta quinta-feira (05/12). As novas ambulâncias devem garantir atendimentos mais eficientes e possibilitar a redução no tempo resposta.
O prefeito Caio Cunha conduziu o ato e apresentou os veículos zero quilômetro que são equipados com tecnologia de ponta. “Essa é uma entrega significativa diante da importância do serviço para toda a população. Houve um grande esforço da nossa gestão e de tantos profissionais do SAMU que são dedicados a salvar vidas. Esses veículos vão substituir quatro ambulâncias antigas e devem entrar em operação nos próximos dias”, disse o chefe do Executivo.
Além de garantir qualidade no atendimento aos pacientes, a melhoria da frota é também uma ação voltada para redução de custos com manutenção de veículos. Mogi das Cruzes faz parte do Consórcio Regional do Samu (Cresamu), que atende seis municípios na região: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Mogi das Cruzes. Conta com 16 veículos, sendo 12 atuantes e em circulação e quatro reservas técnicas.
O coordenador do Cresamu, Hector Trevor, detalhou a importância dos novos veículos. “As novas ambulâncias são mais modernas, equipadas com tecnologia e recursos avançados que permitem mais segurança e agilidade no transporte de pacientes”.
A cerimônia desta quinta-feira aconteceu na sede do SAMU, no Centro Cívico, e contou com a presença de representantes das cidades de Guararema, Arujá e Biritiba Mirim, além do vereador Eduardo Ota, profissionais do SAMU, do secretário municipal de Saúde, William Harada, e da secretária-adjunta da pasta, Rosângela Cunha.
Mogi das Cruzes foi contemplada pelo Ministério das Cidades
A cerimônia de renovação da frota do SAMU foi realizada na última semana em Mogi das Cruzes e reuniu representantes de 88 municípios de cinco estados. Mogi das Cruzes foi a única cidade do Alto Tietê contemplada com quatro novos veículos.
A melhoria da frota é também uma ação voltada para redução de custos com manutenção de veículos e garantia da qualidade do atendimento aos pacientes. Depois da cerimônia, realizada na sede da empresa Engesig, na Vila São Francisco, os veículos foram encaminhados para a base do Centro de Operações Integradas (COI) para as primeiras providências de documentação e seguro. A partir de agora, as ambulâncias receberão emplacamento e localizadores.