Brincadeiras e a troca de carinho entre as crianças e suas famílias fazem parte da Jornada de 21 missões do projeto piloto Pé de Infância, uma iniciativa da Rede Urban95 em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. A iniciativa, que faz parte das ações pela Primeira Infância na cidade, começou em setembro e visa fortalecer e estreitar os laços entre crianças e adultos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos pequenos.
As três unidades do CEIC Madre Esperança de Jesus (CEIM Profª Maria Luiza Fernades e CEIM Jornalista José de Moura Santos, no Jardim Piatã e o CEIM Dr. Carlos Garcia, em Jundiapeba) e o CEIM Prof. Takao Ikeda, no Conjunto Jefferson da Silva, são as quatro creches da rede municipal de ensino, que estão participando do projeto piloto. As atividades estão sendo coordenadas pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico da Pasta e serão apresentadas para todas as escolas posteriormente.
As missões valorizam o afeto e o brincar, pontos chaves para estimular a interação parental positiva que irá impactar a vida das crianças e das famílias, atingindo a sociedade. No CEIC Madre Esperança de Jesus, as missões foram concluídas nesta semana. “Em nossas escolas, enviamos os avisos aos pais por uma agenda eletrônica, que também usamos para encaminhar as missões. As famílias participaram bastante. Recebemos resultados maravilhosos com atividades feitas pelos pais com as crianças”, contou Monica Jesus Souza, coordenadora pedagógica.
No CEIM Prof. Takao Ikeda, as atividades começaram a ser enviadas na semana passada. Emile Cristina Cardoso, mãe de Sophya Manuely Ildefonso Cardoso da Silva, aluna do Infantil III, cantou com a filha uma música que ouvia na sua infância. O Pé de Infância é uma iniciativa que busca apoiar cuidadores de crianças de zero a três anos por meio da implementação de ações, conteúdos, informações e intervenções urbanas nos municípios que fazem parte da Rede Urban95.
Mogi das Cruzes faz parte do grupo desde o ano passado. A rede, mantida pela instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer, apoia cidades ao redor do mundo com foco na Primeira Infância com o objetivo de incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Pela iniciativa, está em andamento a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).