Antes de mais nada, vale a pena ressaltar alguns detalhes tanto sobre o CRV quanto sobre o CRLV. Logo, sendo assim, um dos pontos mais importantes é o que exatamente são eles e se eles são obrigatórios ou não para os motoristas.
Uma das principais diferenças entre os dois é que o CRV não tem prazo para vencimento. Por outro lado, o CRLV tem duração de um ano.
Além disso, os motoristas devem portar obrigatoriamente o CRLV. Esse é um documento necessário de ser apresentado caso o condutor seja parado, por exemplo.
Do contrário, caso o condutor não tenha com esse documento, ele poderá ter de enfrentar penalidades. Dessa maneira, elas podem incluir o pagamento de multa ou a perda de pontos na carteira de habilitação.
Versão digital disponível
Além disso, uma outra questão que os motoristas podem não saber é que o CRLV já se encontra disponível em uma versão digital.
Com isso, os condutores podem optar por estarem portando a versão física ou terem a versão digital.
A versão digital tem todas as informações que constam na versão física. Por conta disso, é igualmente legal.
No entanto, não são todos os motoristas que podem ter acesso à versão digital do documento do CRLV.
Quais os requisitos?
O primeiro requisito para poder emitir a versão digital do documento é não ter nenhuma dívida com relação ao exemplo. Por exemplo, o condutor não pode ter multas em aberto.
Além disso, o proprietário do veículo também deve ter preenchido o registro do automóvel, que é emitido pelo Dentran (Departamento Estadual de Trânsito). É necessário que o preenchimento seja do documento relativo ao ano vigente.
Como solicitar?
Para poder solicitar o documento, o interessado pode entrar no site oficial da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito. Para tanto, basta acessar o endereço: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/senatran.
Ainda, outra alternativa é solicitar a emissão pelo aplicativo oficial da CNH, pelo endereço: https://bityli.com/xbATO.
Assim, para solicitar o CRLV digital, é preciso fazer o login na sua conta em uma das opções acima. Em seguida, selecione a opção “veículo” e, feito isso, toque em “adicionar CRLV”.
Logo depois o solicitante deverá preencher as informações solicitadas pela plataforma. Por fim, é necessário informar o código de segurança, encontrado no manual de registro do automóvel em questão.
Vale a pena reforçar que, caso haja alguma multa em aberto, é preciso pagar as multas em primeiro lugar para só depois fazer a solicitação.