A história de Mogi das Cruzes e suas tradições culturais estão sendo contadas em dois gibis e um livro por personagens da Turma da Mônica e seu criador, Mauricio de Sousa. A EM Coronel Almeida, no Centro, escola em que o desenhista e empresário estudou, recebeu os exemplares nesta quinta-feira (21/11). As publicações são frutos de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação e o Instituto Mauricio de Sousa (IMS).
O prefeito Caio Cunha participou da entrega dos exemplares e acompanhou o trabalho dos alunos com o diretor executivo do IMS, Amauri Sousa. “Apresentamos para as crianças o resultado deste projeto tão lindo: os gibis e os livros, que contam nossa história e a nossa cultura. O Mauricio de Sousa estudou nessa escola e é uma inspiração para todos nós. Agradeço ao Instituto pela parceria e carinho com nossa cidade e parabenizo também nossos profissionais das secretarias de Educação e de Cultura envolvidos na produção desse material”, disse.
A escola recebeu as publicações “Mogi das Cruzes e suas Festas Culturais”, que fala sobre as tradicionais festas do Akimatsuri e a Festa do Divino e “A história de Mogi das Cruzes”, ambas em formato de gibi e o livro “Um passeio por Mogi das Cruzes”. Além de ser a primeira escola de Mauricio de Sousa, a EM Coronel Almeida também é um dos lugares visitados pela obra no passeio à cidade, em que as crianças do bairro do Limoeiro fazem uma excursão à Mogi.
O evento contou com a entrega dos exemplares e a visita a uma sala temática sobre a obra de Mauricio de Sousa. A sala de aula, em que o desenhista estudou, hoje é ocupada pelo 3º ano B. A turma se transformou em Mônicas, Cebolinhas, Magalis e outros personagens da Turma da Mônica para receber os visitantes. As crianças apresentaram as histórias que desenharam e os livros de matrícula e de notas que registram a passagem do autor pela unidade escolar.
Helena Carvalho, 8 anos, se vestiu de Mônica e destacou alguns pontos em comum com a personagem. “Eu gosto dela porque ela usa vermelho e eu gosto muito de vermelho. Ela tem o Sansão e eu adoro ursinho de pelúcia”, contou. A fantasia de Franjinha ficou com Guilherme Aspacio Sartori, 8 anos. “Acho que ele combina bastante comigo, eu gosto de montar robô”, contou.
Amauri Sousa, que também é sobrinho de Mauricio de Sousa e estava com seu irmão Roberto Sousa, contou como foi a produção das publicações. “O projeto foi desenvolvido com muito carinho. O Mauricio abraçou o projeto de primeira mão e falou, vamos fazer. Como toda criação, passamos pela entrega do briefing, produção de roteiro, aprovação do Mauricio e pelo estúdio”.
A recepção das crianças encantou Sousa. “Todos os processos que vamos fazendo, podemos até imaginar o resultado final, mas nunca é a mesma sensação de pegá-los prontos. Foi emocionante ver as crianças com as publicações. Elas gritavam ‘Turma da Mônica, Turma da Mônica’ e falavam sobre todos os personagens”.
O historiador e secretário adjunto de Cultura, Glauco Ricciele, também participou do evento. Ricciele colaborou com a produção dos gibis sobre a história e as tradicionais festas da cidade. A chefe de divisão do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, Elizabeth Jacques Urizzi Garcia representou o grupo de idealizadores do livro, que também é formado pelos técnicos pedagógicos Luiz Flávio Silva, Mônica Felismino, Alessandra Machado, Cíntia Oliveira e Luiz Alberto de Souza.
Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal irão receber um exemplar da edição sobre as festas culturais da cidade, em que o personagem Chico Bento conta a história do Akimatsuri e a Festa do Divino, tradições da cultura mogiana. A revistinha fará parte do acervo das escolas, que receberão também “A história de Mogi das Cruzes” e o livro “Um passeio por Mogi das Cruzes”.
As versões digitais das publicações estão disponíveis no portal da Secretaria de Educação pelo link https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/publicacoes/historia-e-cultura-de-mogi-das-cruzes-com-a-turma-da-monica.
Sobre o Instituto Mauricio de Sousa
Fundado em 1997, o Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa, o respeito à infância e o compromisso de incentivar a leitura, ultrapassando gerações. Temos como premissa que investir na criança é semear um futuro promissor, por isso desenvolvemos, por meio de uma linguagem lúdica, projetos, campanhas e ações sociais nas áreas de educação, cultura, cidadania, inclusão social e diversidade. Fomentamos o desenvolvimento de ações transformadoras, visando potencializar o impacto e a transformação social. Para mais informações acesse: institutomauriciodesousa.org.br