A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, fará mais um mutirão de entrega de endereço digital às propriedades rurais nesta sexta-feira (11). A ação será na Chácara Guanabara, na Unidade de Saúde da Família, das 9h às 16h. Desde 2023, foram realizados mais de 20 mutirões, o que possibilitou o cadastro de mais de 700 propriedades.
O endereçamento digital faz parte do Programa Rotas Rurais, do Governo do Estado de São Paulo, e tem como objetivo mapear as propriedades para levar mais serviços públicos ao campo. “Nós realizamos ações como esta em todas as áreas rurais para alcançar mais moradores e assegurar que recebam seu código para que suas propriedades sejam localizadas com facilidade por ambulâncias, forças policiais e bombeiros”, conta o secretário municipal Felipe Almeida.
Até hoje, todos os mutirões foram realizados em parceria com associações, cooperativas e Sindicato Rural, além de também contar com apoio das Secretarias de Saúde, por meio de suas unidades de atendimento, e de Gestão Pública, com o Mogifácil Biritiba Ussú, que integrou o atendimento aos serviços executados pela unidade municipal de atendimento descentralizado.
Além das ações nos bairros, a entrega do endereço digital rural também acontece na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada dentro do Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Como funciona o endereço digital rural
O endereço digital rural utiliza tecnologia avançada, tomando como apoio informação e geolocalização, para localizar propriedades rurais com precisão. É composto por números e letras e é gerado na hora pelo Plus Code, uma tecnologia criada pelo Google.
Em Mogi, a meta é cadastrar 1,1 mil propriedades para solucionar a falta de um endereço oficial no ambiente rural.