Os projetos de educação musical, promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, foram destaques em campeonatos de bandas e apresentações na cidade ao longo de 2023. As iniciativas atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.
A cidade conta com o Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola e o Pra Ver a Banda Passar. “É muito gratificante ver nossas crianças e adolescentes participando de projetos como esses. Mais gratificante ainda é saber que contamos com profissionais extremamente capacitados, que têm se dedicado constantemente para a evolução dos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Em 2023, o Pequenos Músicos, que conta com gestão da Sinfônica Mogi, promoveu a primeira edição da série de concertos “Pequenos no Auditório”. Ao todo, foram realizadas seis apresentações, que contemplaram duas bandas escolares em cada uma delas. Os espetáculos aconteceram no Auditório do Cemforpe, no Mogilar e reuniram pais, educadores e familiares.
O projeto, que oferece musicalização e formação para a música de concerto, também alcançou a marca de 21 aprovações. Recentemente, oito alunos foram aprovados na primeira fase da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, um está no processo da Escola Municipal de Música da capital e outros seis estão participando da seleção para um dos Grupos Artísticos, mantidos pelo Governo do Estado.
Em outubro de 2023, aconteceu o 2º Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes, promovido pela Secretaria de Educação. O evento reuniu 400 alunos de bandas de escolas municipais e estaduais, que participam do projeto Pra Ver a Banda Passar, gerido pela AFABAMC – Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes. O evento prestigiou os jovens músicos mogianos de diferentes bairros da cidade. A associação também promoveu o Prêmio Jovem Talento para os alunos que se destacaram no projeto.
O Pra Ver a Banda Passar, que também conta com apoio da Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes, atua na formação de bandas de marcha e fanfarra. “Foi um ano muito rico para os nossos projetos. Conseguimos unir os profissionais em momentos importantes de formação, como a Caravana Sinos, promovida pela Funarte e outros especialistas de renome que recebemos na cidade. É um trabalho que começa ali na escola e que vemos o quanto transforma a vida das crianças e de suas famílias”, disse o maestro Allan Caetano, coordenador dos projetos na Secretaria de Educação.