O projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, será renovado para o ano de 2022. As tratativas para a renovação do termo de colaboração para a gestão do projeto estão em andamento. A iniciativa será ampliada com a inclusão do ensino de coral e cordas, além de sopros.
A renovação tem como base a importância da continuidade das atividades de educação musical deste projeto que possui longa historia na cidade e gera grandes impactos positivos na vida das crianças e jovens, sendo motivo de imenso orgulho não só para a rede municipal de ensino, mas para toda a população mogiana. Por meio dele, são atendidos 11 mil alunos da rede municipal, com aulas de musicalização e ensino sinfônico.
“A música e o esporte são fundamentais na formação integral das crianças e jovens e seu preparo para o futuro. Iniciamos o processo de renovação e nosso objetivo é fortalecer e ampliar o projeto para que os Pequenos Músicos brilhem ainda mais”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
Na última sexta-feira (05/11) os representantes da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes foram recebidos pelo secretário de Governo, Francisco Cochi Camargo, e apresentaram cópia detalhada do interesse de continuidade, já protocolado, e o plano de trabalho para 2022. “Estamos fazendo antecipadamente um estudo, levantando pontos a serem trabalhados, porém já há a certeza da renovação e do fato de que as atividades terão continuidade no próximo ano, de forma ainda melhor”, afirmou.
“Estamos muito satisfeitos. Fomos muito bem atendidos e estamos também muito esperançosos por esse novo momento. No que depender de nós, sempre faremos o que for possível para aprimorar cada vez mais os ensinamentos passados às nossas crianças”, disse o maestro Lélis Gerson, diretor artístico da Orquestra, que estava acompanhando pelo supervisor Sérgio Tavares, o coordenador Allan Caetano e também pela presidente da Associação, Juliana Ferreira de Freitas.
Neste ano, com a retomada das atividades presenciais, os jovens músicos já começaram a se apresentar em grandes eventos, como as comemorações pelo mês da Educação e a abertura no evento de 10 anos do Condemat.