PROJETO MOGI, CIDADE LEITORA INCENTIVA A LEITURA NAS ESCOLAS E PARA O PÚBLICO EM GERAL NA CIDADE

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Em seu primeiro ano, o projeto Mogi, Cidade Leitora, iniciativa da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, promoveu diversas ações para fomentar a leitura não só nas escolas, mas em toda a cidade. A iniciativa promoveu sessões de mediação de leitura no Parque Centenário, além da formação para agentes de leitura nas escolas, trocas de livros e a renovação do acervo de livros das unidades escolares.

Cerca de 700 pessoas de todas as idades participaram dos seis encontros realizados no parque ao longo do ano. Foram doados mais de 600 livros para o público adulto, fomentando a leitura na cidade. No espaço, as crianças tiveram a oportunidade de ler diferentes publicações.

A secretária de Educação, Marilu Beranger, falou sobre a importância do projeto, elaborado e organizado pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta. “Esta iniciativa desempenha um papel fundamental na promoção e estímulo da leitura para todos. Nossa equipe fez um excelente trabalho levando esta iniciativa para além das escolas e vamos dar continuidade para o próximo ano”.

Nas escolas, houve a troca de livros e revistas em quadrinhos, além do estímulo à leitura por meio das Orientações Didática. A formação dos agentes de leitura contribui para a prática nas unidades escolares. A Biblioteca do Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar, também se tornou um ponto de troca de livros, além de disponibilizar horários para o público em geral.

Para prestigiar os escritores mogianos, o projeto contou com a produção da revista “Quem escreve em Mogi’, que reuniu 28 autores da cidade e suas obras. A publicação tem o objetivo de valorizar e promover a produção literária local.

O encerramento do primeiro ano do projeto foi marcado pelas palestras do professor Doutor e Mestre em Educação, Cleber Fabiano, e do escritor Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil. A ação contou ainda com a doação de livros e a exposição de trabalhos das escolas que fazem parte do programa Escola de Tempo Integral.

“A importância da leitura na vida das pessoas é inegável. Este projeto tem a proposta de fomentar a leitura e estimular o desenvolvimento intelectual, tanto dos nossos alunos quanto da população de nossa cidade”, destacou Elisabete Jacques Urizzi Garcia, diretora do Departamento Pedagógico (Deped).

Neste ano, o acervo das escolas de educação infantil e ensino fundamental foi renovado com 150 mil livros paradidáticos. Os mesmos não eram renovados há mais de 10 anos. Dez mil alunos das turmas do Infantil III e IV participaram do projeto “Território da Leitura”, em que receberam uma maleta com quatro livros para compartilhar a leitura com suas famílias, além das atividades na escola.

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