PROJETO MOGI 500 ESTÁ PRESENTE NA FESTA DO DIVINO COM PAINEL INTERATIVO E COLABORATIVO

0
114

O projeto Mogi 500, que visa direcionar o desenvolvimento do município de forma sustentável pelos próximos 37 anos, está presente na Festa do Divino Espírito Santo 2023, uma das maiores e mais antigas festividades em louvor ao Espírito Santo do Brasil e que faz parte da identidade cultural do município.

“Para que possamos pensar num futuro melhor para nossa cidade, é imprescindível que conheçamos nossa história, nossa cultura e tradições. Participar da Festa do Divino é se conectar com a nossa identidade cultural e por isso o Mogi 500 Anos não poderia perder esta oportunidade”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto.

Neste ano, em que o evento retorna em seu formato completo, o Mogi 500 está sendo apresentado a todo o público frequentador, por meio de um painel interativo que incita, de forma lúdica, o espírito colaborativo.

O painel do Mogi 500 está instalado logo na entrada da festa, na mesma tenda onde estão os artigos produzidos pelos artesãos e artesãs do projeto Oficinas Divineiras. Dentro dele, há um quebra-cabeça, a ser montado por quem aceitar o desafio. A imagem revelada após a junção das peças é de devotos em frente à Catedral de Sant´Anna, portando símbolos da festa, como a bandeira e a pomba.

A ideia do quebra-cabeça é convidar as pessoas a se unirem em torno de um objetivo e, em grupo, atingirem o resultado final. Este mesmo propósito norteia o projeto Mogi 500, que busca construir a Mogi do futuro com a colaboração e participação de todos os seus atores, com destaque para os próprios munícipes e aqueles que vivem o dia a dia da cidade.

A atividade lúdica é cronometrada por um voluntário e, ao final, o tempo de prova e nome do participante são inseridos no painel do ranking. Os voluntários também dialogam com as pessoas, ressaltando que, a partir da união de esforços, os objetivos são atingidos com mais facilidade. Isso é exemplificado com a própria festa, que é feita em boa parte pela colaboração e mão de obra de voluntários.

Ainda no estande, os voluntários apresentam o projeto Mogi 500 ao público e convidam todos a participar da construção do mesmo, em especial na fase em que ele será levado a audiências públicas, lembrando que essas trocas e contribuições são essenciais para o desenvolvimento de um projeto assertivo e resolutivo.

Os estudos do Mogi 500 estão em fase inicial de elaboração, na etapa de diagnóstico e prognóstico. Eles estão sendo conduzidos pela empresa Macroplan, que foi contratada pelo Banco de Desenvolvimento da América LAtina – CAF. A CAF assinou termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Mogi das Cruzes em janeiro deste ano, para o desenvolvimento dos estudos do Projeto Mogi 500, com investimento no valor de US$ 100 mil.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui