PROJETO INCENTIVA A LEITURA EM CASA E NA ESCOLA PARA MAIS DE 10 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES

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Mais de 10 mil alunos das turmas de Infantil III e IV, com idade entre 4 e 5 anos, da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estão recebendo uma maleta com quatro livros para o incentivo à leitura em casa e na escola. A ação faz parte do projeto Território da Leitura, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Pedagógico, que estimula a prática da leitura nas casas e nas escolas.

Na última quarta-feira (03/05), o livro “A outra história de Chapeuzinho Vermelho”, de Jean-Claude Alphen, que faz parte da maleta, foi o tema de uma animada contação de história na EM Milton Cruz, no Jardim Maricá. “Eles amam a história da Chapeuzinho e o livro trouxe um olhar diferente sobre esse tema. O projeto vai ser importante para estimular a leitura em casa. A família terá esse momento com as crianças, não só para a leitura, mas um momento de afeto”, disse a agente escolar Marcelly Fabiane Carmelino.

A secretária adjunta de Educação, Andréa Pereira de Souza, acompanhou a atividade e ressaltou a importância da leitura desde a Primeira Infância. “A prática da leitura é essencial para o desenvolvimento da criança e deve ser estimulada desde cedo, não só pela escola, mas pela família também. A Primeira Infância é prioridade em nossa cidade e esses primeiros passos na leitura farão a diferença no futuro de nossas crianças”, disse. Cada aluno das turmas de Infantil III e IV da rede municipal receberá uma maleta.

O projeto tem essa proposta de integrar o livro, a criança e a família. “Entendemos que as crianças menores, das turmas de Infantil III e IV, precisam dessa integração e a família passará a ter um acervo para esses momentos de leitura em casa”, observou Elisabete Jacques Urizzi Garcia, diretora do Departamento Pedagógico (Deped). As famílias também receberão um diário para registrar estes momentos de leitura com as crianças.

O trabalho dos professores também ganha com o projeto, que tem como uma de duas frentes, a formação. A programação, que começou no final de março, com a palestra do escritor Ilan Brenman sobre a importância da leitura na Educação Infantil, trabalha a oralidade, linguagem, mediação de leitura e contação de histórias. “O projeto não prevê somente o uso dos quatro livros. O material tem um diário de bordo que será utilizado ao longo do ano e o professor poderá usar livros do acervo da escola e ampliar as possibilidades de leitura para a criança”, completou Elisabete. O projeto é acompanhado pela equipe de Educação Infantil do Deped.

A iniciativa faz parte do projeto Mogi, Cidade Leitora, que tem como objetivo incentivar a prática de leitura em toda a cidade com atividades em parques, troca de livros e formação para os agentes de leitura nas escolas. Além do projeto, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu 150 mil novos livros paradidáticos, renovando o acervo de todas as escolas e creches da rede municipal de ensino.

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