A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social responsável pelo programa Quitanda Social participou nesta semana da exposição vinculada ao Prêmio Josué de Castro – edição 2022. Além da cerimônia de premiação, foi montado um espaço expositivo, destinado aos finalistas de 2021 e o programa mogiano se fez presente como expositor, já que foi agraciado no ano passado com a segunda colocação na categoria programa ou projeto de política pública.
O prêmio é organizado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e visa reconhecer iniciativas de combate à fome e desnutrição. Por ter ficado no segundo lugar, o programa mogiano também saiu na revista “Josué de Castro”, que relaciona e detalha as iniciativas premiadas em 2021 e 2022.
Além de contemplar ações voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional, o prêmio Josué de Castro é também uma oportunidade de conhecer programas e projetos, sejam eles públicos ou privados, que promovam a segurança alimentar e o bem-estar da população paulista.
O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, além dos governos federal e estadual. Atualmente, ele conta com parceria e recursos estaduais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Cesta Verde do Estado de São Paulo e atende 1.180 famílias a cada 15 dias, em 12 pontos distintos da cidade.
A proposta do programa é combater a insegurança alimentar entre o público em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que beneficia o produtor rural local. Por meio do Quitanda Social, produtos frescos de agricultores locais são adquiridos e distribuídos para pessoas já acompanhadas pela rede socioassistencial do município.
Em 2021, quando foi premiado, o programa teve um salto de 250 famílias atendidas em março para 1.420 famílias beneficiadas em outubro. Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos, provenientes do governo federal, fossem direcionados à ação.
O programa também teve em 2021 a importante parceria da campanha humanitária Projeto e Salve + Vidas, da Fundação Banco do Brasil, que pela segunda vez contemplou Mogi das Cruzes. A articulação envolveu ainda o projeto FaçaumBemINCRÍVEL, uma iniciativa dos Agricultores de Quatinga, que visa evitar o desperdício de produtos agrícolas e destiná-los a famílias em necessidade.
A exposição e cerimônia de premiação do Prêmio Josué de Castro – edição 2022 foram realizadas no salão nobre da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, na região central da capital paulista.