PROGRAMA NOVA MOGI DE RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA AVANÇA PARA A 2ª FASE NA VOLUNTÁRIO FERNANDO PINHEIRO FRANCO

0
187

As obras do Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica avançam na segunda etapa da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. Depois da liberação para o trânsito adiantada nos quatro primeiros quarteirões, o próximo trecho da “Avenida dos Bancos” (que vai da rua Sebastiao Furlan até a Campos Salles) segue com o mesmo ritmo acelerado. O objetivo é diminuir os impactos na região central.

As escavações já tiveram início, assim como a recuperação da base e do subleito, assim como a manutenção das guias e sarjetas. Durante toda a execução das obras, as calçadas seguem liberadas para os pedestres. Em razão deste avanço, parte da rua Professor Flaviano de Melo está com a mão inglesa – os agentes de trânsito fazem o monitoramento todo o tempo.

Por se tratar de um serviço mais complexo na Voluntário Pinheiro Franco, é preciso fazer a escavação e recuperação da base antes de implantar a nova camada asfáltica. Assim, a execução das obras é feita por trechos, com interdições para tráfego em todas as faixas de rolamento nos quarteirões em obras, com cruzamentos livres. Conforme cada quarteirão estiver em condições de tráfego, será liberado sequencialmente.

“Sabemos que esta obra traz impactos à área central e por isso vamos liberando a circulação dos veículos sempre que possível, conforme os trabalhos avançam”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira. “Estamos trabalhando de forma preventiva, para não comprometer a segurança e a fluidez do tráfego no futuro – o solo sob a Voluntário precisa de correção porque os estudos de deflexão apontam deformações ao longo da avenida”, completa.

As obras seguem aceleradas na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Os cruzamentos recebem a manutenção aos fins de semana, quando o fluxo de veículos é menor. O recapeamento final será feito apenas quando a obra estiver concluída em toda a extensão da avenida, para que não haja emendas no asfalto. Além da recuperação asfáltica, serão feitas adequações do sistema de drenagem para garantir maior escoamento das águas da chuva, medida importante para evitar enchentes. A previsão para a conclusão total da intervenção em toda a extensão da avenida é de três meses, lembrando que o cronograma dos trabalhos pode ser alterado conforme as condições climáticas.

“Mesmo com as obras na via, as calçadas seguem livres para a circulação de pedestres. Assim, orientamos os consumidores que venham ao centro comercial normalmente e que priorizem o acesso a pé – basta estacionar em ruas próximas e seguir a pé até seu ponto de interesse”, orienta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli. As equipes da pasta avisaram antecipadamente os comerciantes daquela região, com informações sobre as obras. “Foi feito o contato porta a porta, além de uma apresentação do Programa ao Sincomércio e à Associação Comercial, explicando a importância destas intervenções – mostramos todo o projeto, ponto a ponto, e solicitamos apoio na divulgação das informações junto aos comerciantes da área”, completa Bastianelli.

As equipes de trânsito acompanham todas as etapas da obra. “As rotas alternativas estão sinalizadas. Também é importante que os condutores consultem os aplicativos de trânsito, como Waze e Google Maps, que já estão atualizados com as interdições”, explica Miriam Benites, secretária adjunta de Mobilidade Urbana. “É preciso atenção aos espaços delimitados para os pedestres e também aos semáforos em amarelo piscante – é fundamental que os condutores respeitem a sinalização temporária e os comandos dos agentes de trânsito, presentes nos pontos estratégicos”, finaliza.

Os ônibus que cumprem itinerário na via também irão adotar rotas alternativas à medida que as interdições são necessárias. Para conferir as alterações nas linhas, há uma página exclusiva com todos os detalhes no Portal da Prefeitura – clique aqui para ver.

Até que as obras na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco sejam concluídas, a entrada da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal será feita pelos fundos do prédio, pelo portão da rua Princesa Isabel, 420.

Orientações

Em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida destes serviços, é necessário interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas.

Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.

Programa Nova Mogi

O Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica segue atuando em outras vias de Mogi das Cruzes nesta semana. No Jardim Universo, a rua Antônio Gonçalves dos Santos recebe nesta semana a aplicação da nova massa asfáltica. Já na Vila Oliveira, a rua Aristeu Ribeiro de Resende terá a manutenção de guias e sarjetas, fresa e aplicação de massa asfáltica. Na rua Dr. Deodato Wertheimer, na área central, os trabalhos seguem no trecho a partir da rua Ipiranga, sentido rodovia Mogi-Bertioga, com a manutenção de guias e sarjetas. Posteriormente, o serviço de fresa (raspagem do asfalto antigo) será executado no período noturno.

O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui