Nesta semana, o Programa Nova Mogi de recuperação asfáltica avança na avenida Ricieri José Marcatto, em Cezar de Souza, com a aplicação de massa asfáltica, para posterior pintura da sinalização horizontal. A implantação do novo asfalto é feita à noite, entre 20h e 5h. Neste período, os trechos em obras ficam bloqueados para o trânsito, mas há rotas alternativas sinalizadas – é preciso atenção por parte dos condutores.
Os trabalhos também continuam na rua Ipiranga, no Centro, com manutenção de guias e sarjetas. O serviço de escavação chega ao terceiro quarteirão da via. A partir de quarta-feira (2), está prevista a aplicação de “binder” – uma camada de agregados que tem a função de ligar o revestimento asfáltico com a base. Este serviço será apenas pela manhã e não vai interromper o tráfego da via. Posteriormente, durante o período noturno, será feito o serviço mais pesado, com a raspagem do asfalto antigo e a aplicação da nova massa asfáltica. No período diurno o trânsito segue liberado, apenas com restrição nas laterais das pistas. Mas entre 22h e 5h, haverá bloqueio do tráfego para que as obras sejam feitas com mais segurança.
Já no Mogi Modernos, a rua Gabriel Prestes terá nesta semana a manutenção de guias e sarjetas, assim como a raspagem do asfalto antigo. No Conjunto Santo Ângelo, a rua São José passará pela manutenção de guias e sarjetas.
Além disso, também pelo Programa Nova Mogi, nesta semana estão em execução são as obras de dois muros de contenção, com o objetivo de preservar duas vias: a rua Paris, na Vila Natal, assim como a rua Guaratinga, no Jardim Piatã.
“Os muros de arrimo são importantes para a segurança viária nestas áreas de encosta ou barrancos. Esse é o objetivo do Nova Mogi: garantir a segurança e fluidez nos principais corredores viários da cidade. São obras necessárias e por isso contamos com a compreensão dos moradores e comerciantes – o transtorno é temporário, mas os benefícios serão importantes”, explica o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.
Orientações
Em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida destes serviços, é preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas.
Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas.
Programa Nova Mogi
O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.