PROGRAMA ACESSO ESTIMULA EMPREGABILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM MOGI

0
309

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou, no início da tarde desta quarta-feira (21/09), o programa Acesso, iniciativa que busca ampliar os níveis de empregabilidade de pessoas com deficiência no município. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O programa Acesso é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Copede). Nesta edição piloto ele beneficiará 20 pessoas e será realizado em três etapas, com 15 encontros programados.

“Queremos promover cada vez mais o projeto de vida de cada um, para que as pessoas sejam as protagonistas de suas histórias. Temos de ter um olhar para as particularidades e para as individualidades, para cuidar das pessoas”, destacou a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

Ela lembrou ainda que o projeto Acesso é uma construção coletiva com a participação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Assistência Social e a participação da iniciativa privada e de entidades parcerias do município. “Este é um projeto conjunto, de união e cooperação. Estou muito feliz também por ver empresas que já estão contratando”, completou.

A primeira fase do projeto terá foco na Trilha da Capacitação. Nesta fase serão trabalhados os eixos Alfabetização Digital, em parceria com a Startup Educaton; Preparação do Ambiente Empresarial, em conjunto com as empresas; e Oficina de Curriculum Vitae e Entrevista de Emprego, com a equipe do programa Mogi Conecta Emprego e também com as empresas parceiras.

Já a segunda fase do programa Acesso prevê a realização da ponte entre os participantes e as empresas interessadas na contratação de pessoas com deficiência. Por fim, a terceira etapa consiste na apresentação dos resultados da iniciativa, análise de erros e acertos, a formatura dos participantes e a formação da próxima turma.

Durante o evento, a equipe do Departamento de Tecnologia e Gestão de Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação apresentou o observatório da empregabilidade das pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes, um portal criado com um diagnóstico de informações sobre o cenário no município.

Além disso, a advogada Hadassa Machado também fez uma palestra para os presentes. Ela que é cadeirante contou a sua experiência e enalteceu o protagonismo do município com esta ação inovadora.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, durante todo o ano, ações voltadas à empregabilidade de pessoas com deficiência. O trabalho é realizado pelo programa Mogi Conecta Emprego, em parceria com a Copede, e compreende o contato com empresas interessadas nas contratações e a ajuda na conexão entre candidatos e empregadores.

O resultado já vem aparecendo na prática, com um aumento de 100% na contratação de pessoas com deficiências por empresas, por meio do programa Mogi Conecta Emprego.

Também participaram do lançamento do programa Acesso, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, e de Assistência Social, Celeste Gomes, os vereadores Johnross Jones e Osvaldo Antonio da Silva, a gerente do escritório regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figuerôa, e de representantes de empresas e entidades parceiras da iniciativa.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui