PROFISSIONAIS DOS PROJETOS “PEQUENOS MÚSICOS” E “PRA VER A BANDA PASSAR” PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM MOGI

0
125

Os monitores e coordenadores do projeto de educação musical, promovido pela Secretaria de Educação, “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, participaram de uma capacitação no Cemforpe, na última segunda-feira (10). A formação contou também com a presença dos profissionais da Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC), responsável pelo projeto “Pra Ver a Banda Passar”.

A formação sobre ensino coletivo de música foi promovida pela Sinfônica Mogi, responsável pela gestão do projeto Pequenos Músicos e conduzida por Adalto Soares, professor de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia. O período da manhã foi dedicado aos coordenadores dos núcleos e a tarde, aos monitores.

Soares abordou sua tese de doutorado “Orquestra de Metais Lyra Tatuí: A trajetória de uma prática musical de excelência e a incorporação de valores culturais e sociais”. A professora Sílvia Zambonini Soares, Mestra em Educação Musical e fundadora do projeto sociomusical estudado pelo professor, participou da formação com uma atividade sobre percussão para os monitores dos dois projetos.

Em fevereiro deste ano, os profissionais dos projetos de educação musical de Mogi das Cruzes também participaram da oficina Tocar-Junto. Conduzido pelo professor Marcelo Eterno Alves e organizada pela gestão do projeto “Pra Ver a Banda Passar”, o curso teve duração de dois dias e reuniu ao todo 40 profissionais, entre eles professores da iniciativa e os monitores de metais e coordenadores do “Pequenos Músicos”.

O projeto “Pequenos Músicos” atende 20 escolas municipais, oferecendo aulas de musicalização e ensino de instrumentos de sopros e percussão. Já o “Pra Ver a Banda Passar” é desenvolvido em 28 escolas, sendo 15 municipais e 13 estaduais, tendo como finalidade criar grupos de bandas marciais, fanfarras, bandas musicais de marcha e bandas de instrumentos melódicos e percussão (flauta doce e/ou escaleta e percussão) e também corpos coreográficos (balizas e linha de frente).

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui