A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (25/08) um treinamento on-line sobre Monkeypox e Poliomielite para profissionais da Educação das redes municipal, estadual e particular. A ação faz parte da programação de capacitação dos servidores para a detecção e diagnóstico precoce da Monkeypox, além da importância da vacinação para a prevenção da Poliomielite.
O treinamento foi conduzido pela médica Aline Fernandes e pelo enfermeiro Hector Trevor, da Vigilância Epidemiológica Municipal, com apoio das equipes de Audiovisual do Departamento Pedagógico (Deped) e do Departamento de Divulgação e Publicações Educacionais (Dedip). Além das informações, também foi possível tirar dúvidas dos profissionais. Sobre a Poliomielite, foi reforçada a importância da atualização vacinal das crianças.
As escolas irão receber material informativo e o treinamento estará disponível para profissionais, que não puderam participar do encontro on-line. Mogi das Cruzes tem 7 casos confirmados e 12 em andamento (aguardando resultado de exames). Todos os pacientes positivos são do sexo masculino com idade entre 15 e 39 anos, com situações estáveis e orientados pelo isolamento domiciliar até total recuperação.
DOENÇA – A Monkeypox é transmitida por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais infectados. A transmissão entre humanos ocorre pelo contato próximo ou íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. Pode ocorrer também por secreções em objetos, roupas, roupas de cama ou toalhas e superfícies utilizadas pelo doente.
Os sintomas mais comuns são: febre; dor de cabeça; dores musculares; dor nas costas; gânglios (linfonodos) inchados; calafrios; exaustão. Para se prevenir é necessário redobrar os cuidados no dia a dia, como lavar as mãos constantemente. O uso de máscaras também é um fator importante para evitar a contaminação, já que o contágio pode acontecer pelas vias respiratórias.
Em caso de sintomas, sobretudo diante de casos suspeitos, é importante que o paciente procure assistência médica no menor prazo possível.