A vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira, a Profª Cris (PSD), foi eleita presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arujá para o exercício de 2025. A partir de hoje, 1º de janeiro, até 31 de dezembro de 2025, Cris comandará o Legislativo local. Além de seu próprio voto, a parlamentar obteve o apoio dos 14 colegas.
A Mesa Diretora ainda será composta pelos vereadores Pastor Samoel Maia (Republicanos), na Vice-Presidência; Divinei (PL), reeleito como 1º Secretário, e Luciano Lima (PP) na 2ª Secretaria.
À exceção da 1ª secretaria, que contou com a candidatura do estreante Caio Mãos Solidárias (União Brasil), os demais parlamentares foram os únicos a disputar os respectivos cargos, sendo eleitos por unanimidade.
Divinei venceu a disputa pela 1ª secretaria por oito votos a sete.
Desafio
Pela primeira vez assumindo a Presidência do Legislativo, a vereadora Profª Cris (PSD) agradeceu o apoio dos demais parlamentares, disse que a tarefa “é um grande desafio” e que buscará realizar um mandato marcado pelo “diálogo, pela transparência, pela democracia e pelo debate de ideias para fazer o melhor por Arujá”.
Antes de confirmar sua eleição, Cris salientou seu compromisso com as mulheres e falou das dificuldades de atuar na política, ainda que faça parte da “maioria da população”. A vereadora atuava até 2024 como procuradora da Mulher na Câmara de Arujá e era a única representante feminina no Legislativo.
A partir dessa Legislatura, a Câmara contará também com Ana do Esporte, eleita pelo PSD.
A presidenta da Casa Legislativa disse que os vereadores atuarão alinhados com o Poder Executivo. “Trabalharemos em conjunto com o prefeito e discutiremos aqui as melhores soluções a fim de que os secretários executem o melhor serviço”, falou ao citar nominalmente Abelzinho, Souzão e Renan Lucena, respectivamente os titulares das pastas de Governo, Obras e Turismo da Prefeitura de Arujá.
Eleição histórica
Com a eleição, Cris se tornou a primeira mulher a ser eleita diretamente para ocupar a presidência da Casa Legislativa. No passado, o cargo já havia sido ocupado por Jupira Maria do Carmo, mas de forma indireta. Ela assumiu a presidência em substituição ao então presidente Reynaldo Gregório, que deixou a função para assumir a Prefeitura de Arujá, entre 18 de maio e 31 de dezembro de 1988.
Biografia
Cristiane Araújo Pedro de Oliveira, a Profª Cris do Barreto, chegou a Arujá em 1981. Estudou na Escola Estadual René de Oliveira Barbosa, onde concluiu o curso de Magistério. Formada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em Pedagogia pela Universidade 9 de Julho (Uninove), ela leciona na Escola Municipal Dr. Eufly Gomes, no Barreto, e na Escola Estadual Geraldo Barbosa de Almeida, no Mirante.
Disputou duas eleições antes de conquistar, em 2016, o seu primeiro mandato legislativo. Nesse pleito foi eleita pelo PSD com 710 votos. Conquistou a reeleição em 2020, ampliando sua votação – obteve 742 votos pelo mesmo partido. Ocupou o cargo de 2ª Secretária da Mesa Diretora nos anos de 2018 e 2019 e vice-Presidente da Casa em 2021. Nesse mesmo ano, em 9 de dezembro, assumiu como Procuradora Especial da Mulher do Legislativo. É a primeira parlamentar a ocupar o cargo de procuradora da mulher. É filha de Luiz Carlos Pedro e Norma Araújo Barbosa Pedro e casada, desde 1995, com o taxista Nildo Oliveira, pai de seus dois filhos.
Em 2024, foi reeleita para seu terceiro mandato como vereadora pelo PSD com 976 votos, sendo a mulher mais votada no município.