Com a aproximação do ano letivo de 2024, o Procon de Itaquaquecetuba preparou uma série de orientações com dicas importantes para a compra de materiais escolares nos estabelecimentos da cidade. O objetivo é auxiliar pais e responsáveis para que façam compras seguras e sem transtornos.
De acordo com a diretora do Procon de Itaquá, Julia Guidini, antes de iniciar a compra dos itens, é fundamental fazer um planejamento do que vai ser comprado, evitando o descontrole financeiro e possíveis intercorrências.
“É importante fazer uma lista detalhada dos materiais antes de sair de casa. Parece algo simples, mas é uma forma do consumidor ser mais assertivo ao chegar na loja, indo direto ao produto e evitando adquirir itens que não estão na lista”, recomendou.
Vale, inclusive, pesquisar os melhores preços e possíveis promoções. “Com a variação de valor de loja para loja, o consumidor pode economizar em um produto da mesma marca. Também é necessário se atentar à qualidade, que deve atender padrões de qualidade e segurança”, acrescentou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
Com os vendedores, o consumidor deve questionar informações relacionadas a garantia, política de troca e devolução. Para isso, é necessário guardar as notas e comprovantes de compra. As instituições de ensino também não podem exigir dos pais e responsáveis a compra de materiais de uso coletivo.
“O Procon é o braço direito dos consumidores. A compra dos materiais escolares aquece, anualmente, a economia da cidade e por isso o órgão está à disposição dos pais e responsáveis para garantir a tranquilidade nesse processo”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.
Atendimento
O Procon de Itaquá está localizado na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proconitaqua@gmail.com.
Fotos: Dayane Oliveira