Contudo a Pró-Sangue sofre nesse período, uma vez que a doação de sangue costuma registrar queda por conta do afastamento dos candidatos nos postos de coleta, que muitas vezes ficam acometidos por doenças respiratórias ou simplesmente não têm muito ânimo para sair de casa.
Para incentivar a coleta de sangue nesses dias mais frios, a Fundação ativa sua campanha de inverno. O momento é bem oportuno, pois os sangues O+, O- e AB- estão em nível crítico, o que em outras palavras quer dizer que eles conseguem dar conta de apenas 50% da demanda hospitalar. No caso, do sangue B-, a situação é bem mais preocupante, pois esse fator está em emergência, ou seja, somente dá conta de atender 20% dos pedidos.
O posto Clínicas, em particular, é o que tem mais ressentido o afastamento dos doadores. No início de agosto, a unidade estava com 85% de vagas livres no sistema de agendamento online.
A Pró-Sangue faz um convite a todos para que participem da campanha de inverno. Afinal, abastecemos diariamente mais de 80 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado. Todos os dias os hospitais solicitam sangue para tratar os seus pacientes.
Esquente seu ânimo e faça já sua doação. Com isso vai aquecer, pelo menos, o coração de quatro pessoas.
Reserve já sua vaga no sistema de agendamento pelo site www.prosangue.sp.gov.br e faça a diferença na vida de quem precisa
Serviço – Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não se perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).