O grande mutirão de serviços de zeladoria, limpeza, manutenção e ações de Saúde, iniciado nesta quinta-feira (02/01/2025), em Jundiapeba, já resulta na manutenção de 46 bocas de lobo, retirada de 87 toneladas de resíduos de valetas, nivelamento em cinco ruas sem asfalto, limpeza e colocação de cascalho em 4 km de estradas de terra.
A equipe de trabalho realizou também a pintura de solo em três praças e em 12.700 metros lineares de guias; 34.500 metros de roçada – que somaram 107 toneladas de resíduos – 102.530 metros quadrados de capinação de vias públicas, serviços de tapa-buraco no pavimento asfáltico de cinco ruas, desobstrução de 15 metros de rede subterrânea, e drenagem e limpeza de 340 metros de valetas, além da troca de lâmpadas e manutenção na iluminação do entorno e nas quadras do Conjunto Habitacional José Bezerra de Melo.
Na manhã desta sexta-feira (03/01), a prefeita Mara Bertaiolli e o seu vice Téo Cusatis vistoriaram o andamento dos trabalhos e receberam o relatório do balanço preliminar do serviço realizado no distrito. “Voltamos a Jundiapeba para acompanhar os serviços do mutirão que foram iniciados ontem (02/01). É muito trabalho e isso será feito em todos os bairros. Estamos pedindo à população que colabore conosco e nos ajude a cuidar da nossa cidade, não jogando lixo nas ruas e, assim, prevenindo as enchentes”, destaca Mara Bertaiolli.
As ações da Saúde, incorporadas ao mutirão de serviços, também foram enfatizadas pelo vice-prefeito Téo Cusatis. “A Secretaria de Saúde também participa desse mutirão de trabalho, fazendo o combate à dengue, orientando as pessoas sobre prevenção, acabando com possíveis focos do mosquito transmissor, jogando larvicida e fazendo estudo de Avaliação de Densidade Larvária (ADL)”, explica.
A ação iniciada em Jundiapeba se estenderá a todos os bairros da cidade, com o objetivo de prevenir e minimizar o impacto das chuvas e reforçando as ações da Operação Verão. Para isso, uma estrutura formada por 212 pessoas, 31 caminhões, 12 máquinas e 40 roçadeiras está nas ruas, envolvendo as secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade, Assistência Social, Segurança Pública, Defesa Civil, Esportes, Saúde, Infraestrutura e Obras, Educação e Semae.
Os trabalhos consistem em limpeza, nivelamento de ruas, recolhimento de materiais e de lixos acumulados em pontos irregulares de descarte, além de serviços de roçada da vegetação, de tapa-buraco em vias com asfalto, substituição de lâmpadas queimadas, limpeza pública, entre outros.
A revitalização das sinalizações de solo, como faixas de pedestres e em lombadas, além da implantação de placas, tachões e pintura de guias nos cruzamentos, são realizadas pela Secretaria de Mobilidade.
O balanço preliminar do mutirão também traz os dados do trabalho desenvolvido na área da Saúde, pela equipe formada por 20 profissionais da pasta e foco em ações preventivas contra a dengue, mais comum nesta época do ano. Devido ao período de chuvas mais intensas, é feita a orientação da população com relação aos cuidados que devem ser adotados para combate ao mosquito da dengue e, consequentemente, prevenção da doença.
Até o momento já foram depositados 10 quilos de larvicidas em cursos d’água, valetas e locais de acúmulo de lixo. Além disso, houve visita a 93 imóveis, sendo que em 72 deles foram realizadas Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
Desarreamento
Em Jundiapeba, o trabalho acontece na região urbana do distrito, com ênfase no bairro Nova Jundiapeba, área mais vulnerável, devido aos casos de transbordamento do rio Jundiaí, que deverá passar por desassoreamento em parceria com a SP Águas, antigo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).