Primeiro Cidade Bonita do ano atende o Botujuru e tem o Cata-Tranqueira na carta de serviços em Mogi das Cruzes

0
212

A partir deste sábado (07/01), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Infraestutura Urbaba, dará início ao primeiro mutirão Cidade Bonita do ano. Serão atendidos 11 setores, que compreendem o Botujuru e a Vila São Paulo e a novidade é que, a partir de agora, além dos serviços já prestados a cada força-tarefa, a Operação Cata-Tranqueira acompanhará as frentes semanais de trabalho. Assim, cada região atendida receberá mais este serviço.

“Fizemos essa adequação e decidimos inserir a Operação Cata-Tranqueira na carta de serviços do mutirão Cidade Bonita, pois assim otimizamos a parte operacional das nossas equipes e também criamos facilidade para o cidadão, que agora vai saber que, junto ao Cidade Bonita, seu bairro receberá também o Cata-Tranqueira”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

Neste sábado, as equipes terão como ponto de encontro a esquina entre as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Felipe Sawaya e, de lá, partirão para atender os dois bairros por completo. Os trabalhos devem ser concluídos no final da próxima semana.

Todos os espaços públicos inseridos no perímetro delimitado, incluindo vias, praças e terrenos serão contemplados por serviços de capinação de guias e sarjetas, raspagem de guias, manutenção de ruas, Operação Tapa-Buraco, limpeza de terrenos municipais, troca de lâmpadas, manutenção civil de próprios, limpeza de galerias e bocas de lobo e agora também a Operação Cata-Tranqueira.

O Cidade Bonita é um mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias e que visa deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. Ele faz parte do Plano de Zeladoria, que foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, a partir da divisão da zona urbana da cidade em 25 setores.

No sábado, que é sempre o primeiro dia de mutirão, a Secretaria destina praticamente 100% do efetivo para os trabalhos. Já nos próximos dias, ficam naquele perímetro cerca de 30% das equipes, enquanto o restante segue se dedicando a trabalhos rotineiros nas demais partes da cidade, não prejudicando, portanto, as manutenções em outros pontos do município.

A definição da ordem de atendimento obedece a levantamentos próprios da Secretaria de Infraestrutura e também a pedidos de manutenção feitos pela comunidade. O canal oficial para que o cidadão registre solicitações junto à Prefeitura é a Ouvidoria, pelo telefone 156.

Cata-Tranqueira

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente suas casas os itens que desejam descartar, na noite de sexta-feira ou antes das 7h do próprio sábado.

Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventuamente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A programação do Cata-Tranqueira, que antes era divulgada isoladamente no site da Prefeitura, agora estará incorporada ao cronograma do Cidade Bonita

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui