A Campanha do Agasalho 2025, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, arrecadou mais de 12 mil peças de roupas e cobertores em parceria com o Tiro de Guerra de Suzano (TG 02-081) na ação promovida no último sábado (17/05), na região do Jardim Imperador. O expressivo número é resultado direto do empenho de cerca de 70 jovens que se voluntariaram para a causa.
A mobilização começou na última quarta-feira (14/05), com uma ação de panfletagem e orientação à população. Os atiradores foram às ruas entregar materiais informativos e esclarecer dúvidas sobre como participar da campanha e quais tipos de peças poderiam ser doadas. A ação preparou o terreno para o recolhimento efetivo das roupas e cobertores, que ocorreu três dias depois, com grande adesão da população.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, a participação do Tiro de Guerra vai além do apoio logístico e tem um importante papel de conscientização social. “A colaboração dos atiradores do Tiro de Guerra é essencial não só na coleta de roupas, mas principalmente na mobilização da sociedade. São jovens que vão às ruas com um propósito: incentivar a solidariedade e lembrar a todos da importância de ajudar quem mais precisa, especialmente durante o inverno”, declarou.
A Campanha do Agasalho deste ano tem como tema “Cubra Suzano de amor” e foi lançada oficialmente no dia 25 de abril. A meta da iniciativa é arrecadar pelo menos 150 mil peças, entre roupas de frio, calçados fechados, meias e cobertores em bom estado, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Todas as peças doadas passam por um processo de triagem para garantir a qualidade e a adequação antes de serem distribuídas.
Além da arrecadação nos bairros, a campanha também contempla a realização de bazares solidários, que visam distribuir as roupas arrecadadas de forma organizada e com dignidade às famílias que mais precisam. O primeiro desses bazares já foi realizado na última sexta-feira (16/05), no Instituto Amar Holiness, e atendeu cerca de 150 famílias do bairro Vila Monte Sion e adjacências.
A expectativa do Fundo Social é realizar 30 bazares até o final da campanha, contemplando todas as regiões da cidade. Esses eventos garantem que os donativos cheguem de forma eficaz e equitativa aos lares que enfrentam o inverno com dificuldades.
Segundo Déborah, o envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha. “Mais do que roupas, estamos oferecendo cuidado, acolhimento e dignidade. Nosso apelo é para que todos participem, com generosidade e responsabilidade, ajudando a transformar o inverno de muitas famílias em um período mais seguro e humano”, concluiu.
O prefeito Pedro Ishi também comentou sobre o impacto positivo da iniciativa e a importância de parcerias como a com o Tiro de Guerra. “Essa mobilização é um exemplo de como o trabalho conjunto pode gerar grandes resultados. A cada peça doada levamos mais dignidade e conforto para quem enfrenta o frio sem proteção”, afirmou.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano