PREFEITURA DE SUZANO PARTICIPA DE AÇÃO DE VALORIZAÇÃO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

0
332

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, participou de um evento nesta terça-feira (21/03) para lembrar o Dia Mundial da Síndrome de Down, que é celebrado na referida data. Na iniciativa, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com apoio da administração municipal, foram apresentados diversos aspectos relacionados à inclusão dessas pessoas e de que maneira o município vem contribuindo com o desenvolvimento e o reconhecimento da população com esta condição.

O encontro foi realizado na Apae de Suzano, no bairro Vila Mazza, e contou com a participação do secretário Geraldo Garippo; da diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo; e do vice-presidente do CMDPD, André Luis Bonfim. Os gestores da Apae recepcionaram os pais de alunos, que lotaram o pátio para acompanhar a programação, encerrada com uma apresentação de crianças e adultos que estudam e são atendidos na entidade.

Foram convidados para palestrar a médica pediatra Pamela Cuzmar Fonseca, que destacou os cuidados específicos para a síndrome de Down, tanto na infância quanto na adolescência, e a advogada e presidente da comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência (PCD) da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mogi das Cruzes), Ingrid Pereira dos Santos, abordando o direitos inerentes a este público

Para abrir as atividades, a diretora da Apae, Claudinéia Machado, detalhou a estrutura de atendimento proporcionada no local, que recebe suporte do Poder Executivo municipal para seu funcionamento. “Nós damos assistência a 300 pessoas com deficiência, sendo 80 com síndrome de Down, e garantimos atendimento especializado no período da manhã, entre 8 horas e meio-dia e no período da tarde, entre 13 e 17 horas, contemplando projetos socioeducativos e atenção à saúde, com fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional”, explicou a diretora.

A médica Pamela Cuzmar Fonseca ressaltou que a informação por parte dos pais sobre o desenvolvimento dos filhos que apresentam essa condição é fundamental para proporcionar-lhes uma vida saudável. “As pessoas com síndrome de Down podem fazer as mesmas coisas que as outras, mas é preciso entender o tempo delas e suas características. Elas podem demorar um pouco mais para começar a andar e falar, mas esse aprendizado virá naturalmente se houver o estímulo adequado. É muito importante incentivá-las à prática de atividade física, pois elas têm uma tendência maior a ganhar peso”, destacou a pediatra.

Já a advogada Ingrid dos Santos lembrou dos direitos que as pessoas com deficiência adquiriram nos últimos anos, contribuindo para o acolhimento desse público na sociedade. “A legislação apresenta diversas possibilidades, como a permissão de matrículas em escolas comuns, assentos exclusivos em teatros e vagas reservadas em shopping centers. Alterações no Código de Trânsito Brasileiro ainda proporcionam condições para obtenção da carteira de habilitação, caso sejam comprovadas as habilidades necessárias. Outras conquistas se relacionam ao transporte interestadual gratuito e reserva de vagas em concurso público e empresas com mais de cem funcionários”, enumerou a defensora.

O secretário Geraldo Garippo ressaltou a importância de manter a parceria com a entidade e afirmou que a administração municipal está empenhada cada vez mais em proporcionar condições dignas a todos os suzanenses. “Estamos aqui para valorizar o papel que a Apae desempenha no acolhimento às pessoas com deficiência e dizer aos presentes que a Prefeitura de Suzano é uma parceira de todos. Buscamos evoluir constantemente para garantir inclusão e promover ações que colaborem para o bem-estar dos munícipes. Nossa missão é entender as necessidades de cada setor da sociedade e de que maneira podemos contribuir como Poder Público”, definiu o chefe das pasta.

O diretor da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Araújo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Suzano (CMDM), a advogada Maria Margarida Mesquita, também participaram do evento.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui