Nesta semana, em que a Defesa Civil do Estado emitiu alerta de baixas temperaturas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lembra que estão em andamento ações para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade nesse período, como a Operação Inverno, da Secretaria de Assistência Social e também a campanha Inverno Solidário, do Fundo Social de Mogi das Cruzes.
Organizada pela Secretaria de Assistência Social, a Operação Inverno consiste na ampliação do número de vagas nos acolhimentos convencionais, ampliação nos horários das equipes de abordagem social e acolhimento emergencial no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.
O acolhimento emergencial no Ginásio teve início no dia 5 de junho. Todos os dias, o espaço oferece 30 vagas de pernoite para pessoas em situação de rua, com estrutura completa, com camas, travesseiros, cobertores, além de disponibilização de alimentação, higienização e espaço com televisão. Os abrigados também recebem itens de vestuário, conforme doações feitas diretamente no Ginásio. A previsão é que o local permaneça aberto com o atendimento emergencial até o fim da Operação Inverno.
Além do ginásio, os acolhimentos convencionais, que funcionam ao longo de todo o ano, também tiveram uma ampliação no número de vagas para esse período. São quatro unidades que operam na cidade de forma conveniada à Secretaria de Assistência Social e ofertam normalmente 186 vagas. Agora, com a Operação Inverno, cada um deles abriu três vagas adicionais, portanto são 12 vagas extras, o que eleva o total de vagas em acolhimentos institucionais para pessoas em situação de rua na cidade para 198.
Outro serviço que também está operando em regime estendido é a equipe de abordagem social à população de rua. As equipes estão atuando das 7h às 22h em dias de semana e das 8h às 20h em finais de semana e feriados. Importante destacar que os horários podem passar por adequações, conforme demanda identificada nos trabalhos in loco.
Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a deixarem a situação da rua e oferecem acolhimento nas unidades que prestam esse serviço, bem como encaminhamento a outros serviços. Vale lembrar que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua. As equipes atuam em locais previamente mapeados e também a partir de solicitações, que podem ser feitas pelo telefone (11) 97096-0923
A unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade é o Centro POP, situado no Mogilar. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
Inverno Solidário
Outra ação da Prefeitura que está em andamento em função do período de temperaturas mais baixas é a campanha Inverno Solidário 2023, do Fundo Social de Mogi das Cruzes. Trata-se de uma campanha de arrecadação de peças de frio, com foco específico neste ano para itens que aquecem as extremidades do corpo – isto é, meias, toucas e luvas. As doações podem ser entregues diretamente na sede do Fundo Social, no primeiro andar do prédio da Prefeitura ou então em algum dos mais de 100 pontos de coleta espalhados pela cidade.
Tudo o que for arrecadado chegará a pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio das mais de 400 entidades cadastradas no Fundo Social, que desenvolvem reconhecido trabalho junto às suas respectivas comunidades. A campanha deve se estender até o dia 31 de agosto.
Veja a relação de pontos de coleta
Mais informações sobre a campanha Inverno Solidário – Gestos que Aquecem podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143.