O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, assinou nesta segunda-feira (29) o termo de cessão do uso do espaço do Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar e o alvará para a realização da Festa do Divino Espírito Santo de 2024. O ato de assinatura aconteceu em cerimônia realizada no Theatro Vasques, a 10 dias do início da festa, uma das mais antigas e tradicionais festas do Divino Espírito Santo que se tem notícia no Brasil e que, neste ano, chegará à sua 411ª edição.
“A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem apoio irrestrito da Prefeitura, é feita por mogianos e para os mogianos. Todas as secretarias estão empenhadas para que, pelo segundo ano consecutivo, a festa tenha o maior apoio de toda sua história”, destacou o prefeito Caio Cunha.
O evento que contou com a presença e participação do bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, dos festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, dos capitães de mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos, secretários municipais e autoridades, sucedeu a abertura do Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo, no hall de entrada do prédio sede do Executivo.
“O que a Prefeitura tem oferecido nos últimos dois anos para a realização da Festa do Divino Espírito ultrapassa o que chamamos de apoio, na verdade a Prefeitura tem sido nossa parceira, fica aqui o nosso muito obrigado”, disse o presidente da Associação Pró-Festa do Divino, Marcelo Braz, que lembrou que, neste ano, a associação completa 30 anos.
O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini fez a bênção do Subimpério e lembrou também que a Festa poderá ser reconhecida como bem cultural de patrimônio imaterial do Brasil. “Na última sexta-feira (26), o prefeito Caio Cunha participou da assinatura do requerimento do projeto que pode tornar a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes como bem cultural de patrimônio imaterial do Brasil. O documento será enviado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Brasília, onde seguirão os trâmites legais para o início do processo”, disse o bispo que também lembrou do trabalho das rezadeiras, das abelhinhas e todos que colaboram para a realização da festa.
O festeiro Eduardo Ferreira Rego falou sobre a expectativa para a realização da festa. “Sou grato por todo esse apoio, em nome da festa, pelo carinho e pelo cuidado com todos nós. Pelo respeito aos devotos, que esperam com ansiedade a festa que está chegando”.
411ª edição
A Festa do Divino Espírito Santo de 2024 acontecerá entre os dias 9 e 19 de maio e marca o 411º aniversário de fé e devoção na cidade de Mogi das Cruzes. O tema deste ano é “Divina Misericórdia”, com o lema “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da misericórdia”.
A programação terá novena na Catedral de Sant’Ana com missas presididas por autoridades religiosas locais, Alvorada diária, cerimônias especiais, como a Troca das Bandeiras, cetro e coroa, a Bênção do Império, quermesse, e também cortejo da Entrada dos Palmitos e Cerimônia de Pentecostes – procissão em honra ao Divino Espírito Santo. A programação completa está disponível no site da festa (clique aqui para acessar).