A Prefeitura de Guararema segue com o combate à dengue e reforça as ações para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A prevenção continua sendo a principal aliada e por isso equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrem diariamente residências, comércios e indústrias para orientar, conscientizar e também verificar possíveis focos da doença.
Somente em 2025, 9,3 mil imóveis foram vistoriados pela equipe de Zoonoses do município. Durante as visitas, agentes distribuem materiais informativos e orientam os moradores sobre atitudes simples que fazem a diferença no dia a dia. Todos devem participar e manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas, eliminar recipientes que possam acumular água, limpar calhas e ralos com frequência e trocar a água dos vasos de plantas regularmente.
Embora devam ser adotadas durante todo o ano, essas medidas são essenciais durante o verão, período de maior incidência da dengue, em razão das chuvas. Nesta época vale também atenção redobrada aos sinais da doença, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas na pele. Ao observar qualquer um destes sintomas, os moradores devem procurar uma Unidade de Saúde para receber atendimento adequado.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura de Guararema (guararema.sp.gov.br), nas redes sociais (Facebook e Instagram) e pelo telefone (11) 4693-8040, da Secretaria Municipal de Saúde.