A Prefeitura de Guararema realizou, nesta segunda-feira (24), um teste com uso de tecnologia para aprimorar o combate à dengue no município. Operado por uma empresa especializada, um drone atuou de maneira experimental no bairro Nogueira, simulando a aplicação de larvicida.
O objetivo da Administração Municipal é que o equipamento auxilie no trabalho executado diariamente pelos agentes da equipe de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Isso porque de maneira aérea é possível atuar em locais de difícil acesso, pulverizando inseticidas biológicos eficazes e que impedem a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O teste foi realizado na área de lazer ”Professora Luana Bernardo José dos Santos”, próximo ao local onde é realizada a feira livre do bairro Nogueira. “Estamos avaliando todas as possibilidades de intensificar o combate à dengue”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé, que acompanha a situação na cidade a partir de dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Fazemos um acompanhamento de cada caso, mapeando toda a cidade. Com isso, verificamos os bairros mais afetados e sabemos onde agir com mais celeridade”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.
Combate à dengue
Além do teste com drone para aplicação de larvicida, a Prefeitura de Guararema segue com o combate à dengue com outras ações, como prevenção a partir da vistoria de casas, empresas e indústrias; distribuição de materiais informativos; e também nebulização em locais com casos confirmados. Saiba mais em https://guararema.sp.gov.br/noticias/geral/prefeitura-de-guararema-segue-com-combate-a-dengue.