No Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a Prefeitura de Guararema celebra a diversidade, o respeito e a inclusão. Em um vídeo publicado nas redes sociais oficiais da cidade a Administração Municipal apresenta ao público o olhar das pessoas autistas.
Os depoimentos foram colhidos na Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) “Adibe Sayar Daher”, no bairro Itapema. A unidade conta com estrutura completa para atender aos estudantes da Rede Municipal com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.
“Aqui na Emec são trabalhadas as potencialidades, e não as dificuldades. É muito bom ter uma escola que pensa nisso, que olha por nossas crianças”, diz a professora e gestora Michele Camargo, que se descobriu autista já adulta, após o diagnóstico do filho, Vitor, que hoje tem 7 anos.
“Ser autista às vezes eu posso considerar como uma bênção ou como alguma coisa que pode dificultar um pouco, tanto na interação social ou como interagir com as pessoas durante meu dia a dia. Porém também me beneficia a entender boa parte das coisas. Eu ainda possuo sentimentos, posso amar e ajudar alguém, posso estar do lado da pessoa para fazer ela se sentir bem. Eu sou um ser humano assim como todos”, afirma o adolescente Pedro H.M. dos Santos.
Já Vinicius Kaue do Nascimento resume como é, para ele, ser autista. “Quero que as pessoas entendam o lado dos autistas e que saibam que todos somos iguais perante a lei. Os autistas têm inteligência, sabedoria e sabem viver a vida como ela é”.
Além da Emec, onde os depoimentos foram gravados, um dos maiores símbolos de inclusão do em Guararema é a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), que tem base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20). Emitida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Longevidade, a carteirinha garante avanços nos direitos de pessoas com TEA e políticas públicas de inclusão, como prioridade em atendimento em bancos, mercados, órgãos públicos em geral e estacionamentos, entre outros.
Visita à obra da Apae
A Prefeitura de Guararema está construindo uma nova sede para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no bairro Morro Branco. A unidade terá piscina, quadras, salão de eventos e estrutura completa para o atendimento das pessoas autistas no município.
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) o prefeito de Guararema, o Zé, recebeu para uma visita na obra o autista Matheus Pereira Ramires acompanhado da mãe Adriana Ramires, e também Maura Batista Cruz, diretora social da Apae de Guararema, acompanhada da filha autista, Julia Fanucchi.
“Esta obra segue avançando e agradeço o apoio do deputado federal Marcio Alvino, do deputado estadual e presidente da Alesp André do Prado e do governador Tarcísio de Freitas. Aproveito a data de hoje para reafirmar meu compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), porque nossa missão é trabalhar por uma cidade melhor, mais inclusiva e respeitosa para todos”, disse o prefeito Zé.