PREFEITURA DE FERRAZ LANÇA PROJETO TAMPINHA PREMIADA 2025

0
94

O projeto Tampinha Premiada 2025 vai movimentar as escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos com a arrecadação de tampas plásticas e os princípios da responsabilidade compartilhada por meio da educação ambiental. O lançamento ocorreu na última quinta-feira (27), em parceria das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Agricultura.

Desde a primeira edição, a iniciativa tem crescido significativamente, tanto na adesão das escolas quanto na quantidade de itens arrecadados. No ano anterior, foram mais de quatro toneladas de tampinhas e, em 2025, a meta é dobrar o número de arrecadações, já que apresentou resultados significativos. Com abordagem educativa diversa, a metodologia vai engajar os alunos e comunidade escolar com atividades lúdicas, rodas de conversa, leitura de livros, palestras e estudos sobre a temática.

“Ao longo dos anos, o projeto tem se consolidado como uma ação sustentável e transformadora, unindo a preservação ambiental ao cuidado com os animais em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos reafirma seu compromisso com a educação, sustentabilidade e bem-estar animal, garantindo que o Tampinha Premiada continue sendo um sucesso por muitos anos.”, destaca o titular do Meio Ambiente, Aparecido Marabraz.

Ao todo, 24 unidades municipais fizeram a adesão, entre elas as Emebs Abílio Secundino Leite, Adelino Gomes Marques, Maria Andena Costa, CEI Pastorinhas, Sylvia da Silveira Martini, Mário Cosiello, Maria Inês Batista Camilo Gurgel, Maria Margarida, Antônio Schiavinati, Doutor Joracy Cruz, Maria da Glória Fernandes Leite, Maria da Glória Dias Horvath, Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, Vereador Mário Martinelli, Professora Analivia Pedro, Professor Ruy Coelho, Prefeito Hugo Mazzuca, Sara Tineue, Professor Diocésio de Menezes, Myriam Alckmin, Alfredo Froes Neto, Thomaz Rodrigues Alckmin, Primorosa Jorge do Nascimento e CEI Laços Eternos.

A escola que mais arrecadar tampinhas plásticas será premiada. As crianças podem levar tampas de garrafas pet, isotônicos, leite, suco, requeijão, maionese, margarina, shampoo, cremes, produtos de limpeza, medicamentos, suplementos, canetas, maquiagem, independente do tamanho, formato e cor.

A destinação desses materiais já é garantida. Todos os itens serão trocados por ração animal para colaborar com o projeto “Fome do Cão”, pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.

Segundo a secretária de Educação, Paula Trevizolli, o Tampinha Premiada é um exemplo de como a educação ambiental, aliada à solidariedade, pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade. “Com a mobilização da comunidade escolar, a conscientização sobre a importância da reciclagem e a destinação correta dos resíduos plásticos, a ação continua crescendo e mostrando que cada tampinha coletada faz a diferença”, afirma.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz
Fotos: Jonathan Andrade. Secom Ferraz.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui